quinta-feira, 18 julho

23 dicas para se tornar uma pessoa mais positiva

Texto por: Equipe VS 1 abril, 2019 Sem comentários

Você já foi pessimista sobre um problema que enfrentou? Já se viu inundado de pensamentos negativos em algum momento de sua vida? Agora, pergunte a si mesmo: você se considera uma pessoa positiva ou negativa?

Todos os seres humanos enfrentarão, em algum momento ou outro, desafios difíceis, obstáculos e sofrimento em suas vidas. A maneira como vemos e reagimos a essas situações é uma escolha que fazemos, felizmente. Podemos optar por ser positivo ou negativo ao enfrentar qualquer situação.

As pessoas positivas têm duas coisas em comum:

  1. Elas escolhem ter uma perspectiva positiva.
  2. Elas se comprometem a realizar certas práticas diariamente, a fim de manter e, talvez até aumentar, sua positividade.

Em outras palavras, eles fazem uma escolha pessoal para serem positivos e, então, se treinam para serem bons nisso.

Nossas vidas são influenciadas tremendamente por nossas infâncias, nossos pais, nossas famílias, nossos ambientes de infância, nossos ambientes atuais, as pessoas com quem nos associamos e nossas experiências de vida em geral. Todos esses fatores moldam a maneira como pensamos.

Na maioria das vezes, nem sequer estamos conscientes de nossas próprias mentalidades e perspectivas. Nós não percebemos que estamos sendo negativos e pessimistas. Em vez disso, nossa visão nos faz sentir frustrados, desesperados, tristes, irritados, desesperados e deprimidos. Culpamos os outros pelos nossos problemas ou pensamos que somos azarados e vitimizados. Nunca ocorre para algumas pessoas que a sua visão e mentalidade é o filtro através do qual eles veem o mundo.

Se o seu copo está meio vazio ou meio cheio é realmente uma questão de perspectiva. Felizmente, todos nós podemos escolher o tipo de mentalidade que queremos adotar na vida e isso afetará muito a forma como pensamos, agimos e sentimos, independentemente da situação em questão. Podemos optar por adotar uma mentalidade negativa ou positiva. E ambas escolhas têm sérias repercussões.

Então, por que devemos escolher uma mentalidade positiva? Primeiro, vamos analisar as desvantagens de ter uma mentalidade negativa:

  1. Não se sente bem e, muitas vezes, leva à depressão, raiva, mágoa, ressentimento, desesperança e frustração.
  2. Compromete nosso corpo e nossas funções imunológicas, causando mais doenças, falta de energia, estresse crônico, sono pior, fadiga, pressão alta e até mesmo uma vida útil reduzida.
  3. Torna a vida menos divertida e aventureira.
  4. Isso nos torna menos conscientes das oportunidades ao nosso redor.
  5. Isso reduz nossa capacidade de experimentar “fluir” ou “estar na zona”, um traço que muitas pessoas positivas experimentam em suas vidas.
  6. Ele traz os outros para baixo e cria uma atmosfera negativa ao nosso redor.
  7. Pode ter um efeito negativo em nossa autoestima.
  8. Pode nos fazer sentir com medo o tempo todo e não querer tentar algo novo, porque uma mentalidade negativa muitas vezes leva a não se sentir “suficientemente bem”.
  9. Muitas vezes, exagera um problema ou situação difícil e nos faz sentir pior do que o necessário.
  10. Pode aumentar a tendência de nos compararmos constantemente com os outros negativamente.
  11. Isso torna mais provável que tenhamos medo de errar e, por isso, nem mesmo tentar.
  12. Isso afeta nossa capacidade de resolver problemas e pensar com clareza.

Agora que conhecemos todas as desvantagens de ser uma pessoa negativa, vamos analisar as vantagens de ser positivo:

  1. Nossa visão se expande e nos permite aumentar nossa consciência e capacidade de nos engajar em novos pensamentos e ações.
  2. Ele nos encoraja a investir mais em nós mesmos e a ver os benefícios em longo prazo.
  3. É melhor para nossa saúde, reduz nossos hormônios do estresse (adrenalina e cortisol), melhora nossa saúde cardiovascular e aumenta a expectativa de vida.
  4. As pessoas que são positivas têm taxas mais baixas de depressão.
  5. Ela estimula nossas funções imunológicas e nos torna menos suscetíveis a doenças e enfermidades.
  6. Facilita melhor bem-estar físico e psicológico.
  7. Ajuda-nos a lidar melhor com problemas e desafios genuínos.
  8. Isso aumenta nossa produtividade e desempenho gerais.
  9. Pessoas positivas têm melhores relacionamentos com os outros.
  10. Isso nos torna mais resilientes e aumenta nossa capacidade de “recuperar” quando experimentamos contratempos.
  11. Reduz a necessidade de soluções externas, como álcool e drogas.

Pessoas positivas assumem a responsabilidade por suas vidas e encontram positividade em quase todas as situações. Eles sabem que suas atitudes afetam substancialmente suas vidas e, como resultado, escolhem uma mentalidade positiva.

É por isso que duas pessoas podem experimentar os mesmos contratempos ou problemas, mas a pessoa mais positiva é capaz de lidar e até mesmo prosperar nessas situações.

Para usar uma ilustração simples, pense em como uma pessoa negativa e uma pessoa positiva lidaria com um engarrafamento inesperado que está atrasando o seu compromisso. A pessoa negativa pode ficar com raiva, frustrada e estressada, enquanto a pessoa positiva permanece calma, sem perturbações e liga o rádio à sua estação de música favorita ou escuta para aproveitar o tempo livre.

Ou seja, já está claro que ser uma pessoa positiva é muito melhor para a sua saúde mental e física. Conheça 23 dicas para te ajudar a ser uma pessoa mais positiva:

1.Gratidão Diária

gratidão é o esforço consciente para reconhecer o bem em nossas vidas. É o reconhecimento de que existem muitas coisas positivas e maravilhosas no mundo. Isso não significa que a vida seja sempre perfeita ou que não tenha problemas, retrocessos ou tristezas. Esse sentimento apenas muda nosso foco do negativo para o positivo. Quando alguém se concentra no bem, é também forçado a detectar a fonte dessa bondade e reconhecê-la.

2. Meditação e oração

Existem muitos tipos de meditação e é importante encontrar uma com a qual você se sinta confortável, como a oração. A meditação nos ajuda a nos conscientizar de nossos pensamentos e nos ajuda a evitar que nos envolvamos com eles. Em vez disso, somos capazes de “observar” nossos pensamentos à distância sem reagir a eles. A meditação também ajuda a nos manter presentes, que é o próximo ponto desta lista.

3. Pense no presente

Quase toda a infelicidade, raiva, ressentimento e arrependimento são causados ​​por pensamentos do passado. E quase toda ansiedade, preocupação e estresse são por pensamentos sobre o futuro. A única coisa sobre a qual as pessoas têm algum controle é o presente. Concentrar-se no presente permite que você foque nas tarefas em questão e não pondere sobre o passado ou se preocupe com o futuro, sobre os quais não tem controle.

4. Reconheça sua companhia

Todos nós conhecemos alguém que é extremamente negativo em suas perspectivas e que parece sempre ter reclamações e problemas. As atitudes podem ser contagiosas e, por isso, é importante se distanciar das pessoas negativas.

Tente se aproximar de pessoas que tenham perspectivas positivas, porque elas serão melhores influências em sua vida. Assim como alguém que deixa de beber álcool pode optar por não ir a um bar, se quiser se tornar uma pessoa mais positiva, associe-se a pessoas que pensam como você.

5. Evite mídia negativa

Grande parte da mídia que as pessoas veem todos os dias é altamente negativa, sombria, pessimista e violenta. Embora seja importante estar ciente do que está acontecendo no mundo, isso não significa que precisamos estar constantemente inundados de negatividade. Essa é uma das razões pelas quais você deve evitar ou reduzir a quantidade de televisão e vídeo negativos que você assiste.

6. Ajude os outros / Voluntário

Outra coisa eficaz que você pode fazer para se tornar mais positivo é ser voluntário e ajudar os necessitados. Por quê? Porque quando você vê os outros sofrendo e necessitados, isso faz com que você perceba que sua vida não é tão ruim quanto você pensava anteriormente. Além disso, numerosos estudos mostraram que ajudar os outros e dar-lhes o nosso tempo e/ou recursos aumenta o nosso próprio nível de felicidade e autoestima. Você colherá imensos benefícios ao fazer isso.

7. Desafie seus pensamentos negativos

Muitos de nossos pensamentos negativos são irracionais e não baseados em fatos. Você pode não achar que é bom o suficiente, digno, esperto o suficiente, alto o suficiente, atraente o suficiente, mas você está errado. Quando você se sentir assim, sente e faça uma lista de razões que desafiam e refutam suas crenças. Existem inúmeras maneiras de desenvolver autoconfiança e autoestima.

8. Respire fundo

Quando estamos estressados ​​e chateados, nossa respiração fica mais superficial e rápida. Este é um dos sintomas de estar em modo de luta ou fuga, com níveis elevados de adrenalina e cortisol em nossos corpos. Podemos neutralizar isso apenas respirando profundamente e devagar. Isso realmente nos acalma e ativa nosso sistema parassimpático. A respiração profunda é uma maneira poderosa de tirar proveito de nossa conexão mente-corpo para baixar a pressão sanguínea, relaxar nossos músculos e induzir a produção de endorfinas, hormônios que melhoram nossa sensação de bem-estar.

9. Exercício

exercício diário é outra maneira fantástica de ajudar a aumentar a sensibilidade do nosso cérebro à serotonina e norepinefrina, que ajudam a prevenir a depressão. O exercício também aumenta nossa produção de endorfinas, que desencadeiam sentimentos positivos. Você também experimentará menos ansiedade, sono melhor e uma sensação de realização que terá efeitos positivos em outros aspectos de sua vida. Você não precisa começar correndo uma maratona. Comece a caminhar por alguns minutos todos os dias e aumente lentamente o tempo e o nível de esforço.

10. Visualização Diária

A visualização pode ser feita em qualquer lugar e momento. No entanto, é melhor fazê-lo quando não há distrações ao seu redor. Você simplesmente fecha os olhos (isso não é um requisito) e visualiza o resultado ou objetivo desejado. Por exemplo, se você está em busca de perder peso, imagine-se magro e em forma. Ou, se você quiser melhorar um relacionamento, visualize-se com a outra pessoa se divertindo, rindo, discutindo as coisas com calma, amando-a. É realmente muito simples. Quanto mais você fizer isso, mais eficaz será. Você está aproveitando o poder da sua mente para mudar suas crenças e sua mente subconsciente.

11. Sorria

Acredite: sorrir realmente melhora nosso humor e otimismo. Estudos mostraram que, quando sorrimos, nosso cérebro produz três neurotransmissores (dopamina, endorfina e serotonina) que afetam positivamente nosso humor. Então, em vez de esperar acontecer alguma coisa boa para sorrir, sorria e veja o seu humor melhorar. Tente agora.

12. Perdão

Perdão significa abandonar a raiva, a amargura e o ressentimento. Significa abandonar qualquer desejo de retribuição ou vingança. O perdão é algo que fazemos por nós mesmos e por nosso próprio bem-estar, mais do que pelo bem-estar daqueles que nos ofenderam. Em vez de desculpar ou justificar a ação ofensiva, o perdão nos dá um meio de nos aliviarmos e seguir em frente com liberdade e facilidade. Alivia nossa carga emocional e tem muitos efeitos positivos, tanto mentais quanto físicos.

13. Comemore pequenas vitórias

Quando alguém tem uma mentalidade negativa, eles tendem a se concentrar em tudo o que está errado em suas vidas. É como se os olhos deles tivessem filtros que não permitissem ver os aspectos positivos. Isso leva a ainda mais negatividade e torna-se uma espécie de profecia autorrealizável.

Em vez disso, tente se concentrar diariamente em pequenas vitórias. Por exemplo, você pode celebrar o fato de ter feito um belo jantar que sua família amou, celebrar o fato de que você completou com sucesso o relatório que seu chefe pediu e elogiou você ou celebrar uma pequena habilidade que aprendeu hoje. A lista de coisas que todos poderíamos celebrar é quase infinita e nós simplesmente precisamos ter a perspectiva correta. Aproveite o tempo para celebrar suas bênçãos e pequenas vitórias. Eu garanto a você que você tem muito a agradecer.

14. Fique no sol

A exposição ao sol libera a serotonina em nosso cérebro, o que, como falamos, melhora nosso humor. A falta de exposição ao sol faz com que os níveis de serotonina diminuam e isso pode levar à depressão. Isso explica por que as pessoas que vivem no extremo norte ou sul do Equador sofrem de depressão sazonal durante o inverno, quando a exposição ao sol é mínima, na melhor das hipóteses. Tente ficar de 15 a 30 minutos no sol da manhã todos os dias.

15. Aprenda a parar de se comparar com outras pessoas

Comparando-nos com aqueles que nos rodeiam é algo que todos nós fizemos várias vezes em nossas vidas. E, na verdade, simplesmente fazer uma comparação em prol da educação e da observação não é nada negativo. Na verdade, pode até ser uma prática positiva, pois ajuda a avaliar nossos sucessos e realizações ao lado de nossos colegas.

Mas muitas vezes a comparação é seguida por julgamento. E esse tipo de julgamento pode levar a pensamentos e sentimentos de insegurança, constrangimento, baixa autoestima e depressão.

16. Nutrição

A comida que ingerimos tem um impacto profundo na maneira como nos sentimos e na maneira como nossos cérebros operam. Alimentos que podem afetar positivamente nossos humores incluem aqueles que contêm probióticos, já que ajudam a melhorar nossas bactérias intestinais (microbioma) que, por sua vez, afeta nossos cérebros. Além disso, incorpore mais vegetais e frutas em sua dieta e fique longe de junk food, alimentos processados, cafeína e açúcar.

17. Comece o seu dia da maneira certa

Em um mundo perfeito, toda manhã deve começar como uma lousa em branco. Todos os dias devem ser tratados como uma oportunidade para fazer o melhor que você pode por si mesmo e por aqueles ao seu redor. Como você começa sua manhã define o tom para o resto do seu dia. Começar o seu dia com o pé direito ajuda você a terminá-lo com o pé direito também.

18. Aprenda a rir de si mesmo e tenha um senso de humor

Ninguém é perfeito e, infelizmente, a maioria de nós tem uma coisa em comum: somos nossos piores críticos. É importante lembrar que a vida é uma aventura e que tropeçamos. Aprender a rir de nós mesmos e não nos levar a sério demais é outra maneira maravilhosa de aliviar nosso humor e nos tornar mais positivos em relação às nossas vidas. Alguns dos maiores empreendedores da história possuíam um bom senso de humor e eram capazes de rir de si mesmos.

19. Lembre-se de que as falhas são lições valiosas e não o resultado final

As pessoas que têm uma mentalidade de “crescimento” sabem que todas as falhas oferecem lições importantes. Pessoas com mentalidades “fixas” temem o fracasso e, portanto, raramente correm riscos ou tentam algo novo. Eles veem o fracasso como algo embaraçoso e ameaçador à sua autoconfiança.

É seguro dizer que as pessoas que mais admiramos no mundo falharam em algum momento ou outro. Ao invés de jogar a toalha e parar de tentar, eles aprendem com seus erros e se aproximam da vida acreditando que eles são mais experientes.

20. Esqueça a perfeição

Como mencionei acima, todos nós falharemos em algum momento de nossas vidas. Em vez de se concentrar em atingir a perfeição (o que raramente acontece), concentre-se em pequenos passos e progresso.

Por exemplo, se você foi à academia e não conseguiu completar um exercício, concentre-se no fato de ter aparecido e ter conseguido completar mais do que antes. Se você escreveu um livro que não vendeu tão bem quanto o esperado, concentre-se no fato de ter conseguido concluir o livro, algo que a maioria das pessoas não está preparada para fazer. Então aprenda com seus erros e siga em frente.

21. Reforço Positivo

Quando você progredir, pratique o reforço positivo. Isso ajudará a instilar bons hábitos. Assim como uma criança que é elogiada por um pai quando faz algo de bom para que associe essa ação à positividade, você pode fazer o mesmo em sua vida. Por exemplo, se você perder 5 quilos, recompense-se comprando um novo par de jeans. O reforço positivo é uma ótima maneira de ajudá-lo a se tornar mais positivo e a ver o bem em si mesmo e no mundo.

22. Evite fofocar e reclamar

Outra ótima maneira de se tornar mais positivo é parar de reclamar e fofocar sobre os outros. Todos nós somos culpados, mas quanto mais somos capazes de reduzir isso, mais positivos seremos. Torne-se consciente de todas as vezes que você se queixa de algo ou de alguém e pratique a aceitação.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que mesmo que você seja uma pessoa negativa por muito tempo, tenha a certeza de que pode fazer mudanças positivas.

Nossos hábitos são aprendidos e, portanto, podem ser desaprendidos e retreinados. A pesquisa mostrou que podemos realmente religar nossos cérebros e mudar nossa mentalidade. Você pode ser uma pessoa mais positiva e se tornar mais feliz e otimista. Você merece viver sua vida desse jeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *