domingo, 16 junho

Adolescentes: sobrepeso x obesidade

Texto por: Agatha Lemos 22 maio, 2019 Sem comentários

Novas pesquisas aumentam o sinal de alerta para os adolescentes: se antes era apenas a obesidade um fator de risco para as doenças do coração, o que se sabe agora é que o sobrepeso também aumenta as chances de se desenvolver doenças coronárias.

O estudo realizado pela Universidade Estadual de São Paulo, Unesp, dividiu 40 adolescentes (meninos e meninas na mesma proporção) em dois grupos. O primeiro grupo continha adolescentes com sobrepeso enquanto o segundo grupo foi composto por adolescentes obesos.

Todos os participantes realizaram exercícios físicos moderados: caminhada de 20 minutos em esteira sem inclinação. Os pesquisadores tinham por intenção que fosse alcançada 70% da frequência cardíaca máxima estimada para a idade. Diante disso seria possível avaliar a velocidade de recuperação cardíaca autonômica, ou seja, fazer uma análise de risco de complicação cardiovascular logo após a realização de uma atividade física e ainda estimar o risco de desenvolver uma doença cardiovascular no futuro.

O coordenador da pesquisa, Vitor Valenti, disse que o resultado do teste entre adolescentes com sobrepeso e obesos não houve diferença significativa e que isso aponta para a vulnerabilidade de ambos os grupos desenvolverem doença cardiovascular bem como hipertensão e insuficiência cardíaca. Além disso, diabetes e alterações de triglicérides e colesterol podem acometer tanto a adolescentes com sobrepeso como com obesidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *