sexta-feira, 22 novembro

Cérebro artista

Texto por: Equipe VS 25 setembro, 2019 Sem comentários

Estudo liderado por pesquisadores da University College London, no Reino Unido, procurou encontrar a possibilidade de o córtex somatossensorial, região do cérebro que recebe e processa estímulos sensoriais do corpo, reconhecer os dedos do pé separadamente assim como reconhece os da mão. 

É interessante notar que, naturalmente, o córtex somatossensorial do cérebro humano não é acionado pelos dedos do pé – diferentemente do cérebro dos macacos, o que explica sua facilidade em realizar com os pés as mesmas atividades em que usa as mãos. 

A pesquisa foi feita com dois grupos de pessoas. O primeiro era formado por dois artistas que usavam o pé para pintar e o outro por pessoas que nunca pintaram com os pés. Como a atividade exige destreza e precisão, foi notado que os “pintores de pé” desenvolveram uma percepção sensorial mais sensível nos dedos dos pés do que o outro grupo. 

O autor sênior, Tamar Makin, concluiu que o estudo mostra o poder da plasticidade natural do cérebro, pois pode se organizar de maneira diferente em pessoas com experiências totalmente diferentes, como as que sofreram algum acidente em que houve perda dos membros superiores.

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *