domingo, 25 agosto

Constipação: intestino deprimido?

Texto por: Equipe VS 23 julho, 2019 Sem comentários

Assim como o intestino age como “segundo cérebro” ao influenciar a produção de neurotransmissores, ele também utiliza essas mesmas substâncias que o “primeiro cérebro” produz, como a serotonina – neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar.

Recentemente, um grupo de pesquisadores da Columbia University Irving Medical Center, nos Estados Unidos, publicou um artigo na revista eletrônica Gastroenterology sobre o papel da serotonina nas disfunções gastrointestinais muito presentes em pessoas depressivas.  

O estudo usou como cobaias ratos geneticamente alterados para reproduzir depressão severa. O primeiro passo foi diminuir a produção de serotonina no intestino dos ratos em 60 a 80%, resultando em uma baixa geral no número total de neurônios, deterioração do revestimento intestinal e redução da velocidade dos movimentos intestinais. 

O segundo passo foi separar os ratos em quatro grupos. Um dos grupos recebeu a injeção de 5-HTP SR, um aminoácido precursor da serotonina. O 5-HTP SR impulsionou os níveis de serotonina no intestino dos ratos, aliviando os sintomas de constipação e trazendo de volta a mobilidade do intestino. 

Intrigados com o resultado, os cientistas pretendem aumentar essa área de estudo para tratar os sintomas da depressão.

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *