domingo, 25 agosto

Dor nas mãos

Texto por: Equipe VS 13 agosto, 2019 Sem comentários

É muito comum pessoas que trabalham com digitação, em linhas de montagem e atividades manuais como tricô sentirem um leve formigamento nas mãos de vez em quando. Isso acontece por causa da repetição excessiva que esses esforços exigem. Mas nem todas as dores na mão são um fim em si mesmas. Às vezes elas estão apontando para algo mais sério. 

As pessoas que têm uma lesão por esforços repetitivos (LER) estão com os músculos, nervos, ligamentos e tendões cansados. É normal sentir fraqueza nas mãos, rigidez ou formigamento por causa disso. O tratamento também é simples, podendo ser por meio do alongamento dos dedos para aumentar a flexibilidade, compressa quente para aliviar as dores ou compressa fria para reduzir a inflamação. 

A LER não é uma doença, no entanto, se não for tratada pode causar síndrome do túnel do carpo. Essa síndrome ocorre quando o nervo mediano, que passa pelo túnel do carpo, está muito comprimido, gerando sintomas de formigamento, queimação e fraqueza muscular que impedem a pessoa de realizar atividades simples, como costurar. Se a doença não estiver muito agravada, é indicado colocar uma órtese para imobilizar o pulso. 

As famosas artrite e artrose também andam de mãos dadas. A artrite é uma inflamação da articulação que pode se tornar artrose se a inflamação causada pela artrite desgastar toda a cartilagem articular. Isso faz com que os ossos entrem em contato um com o outro com muito impacto, prejudicando o movimento das mãos. Isso é a artrose. 

Os sintomas da artrite são dor, inchaço, calor, vermelhidão e rigidez na articulação afetada, e na artrose há perda da mobilidade e mudanças no formato da articulação.

Para manter a saúde das mãos, é essencial cuidar da saúde do corpo inteiro. Exercícios de menor impacto, como pedalada e natação, são os mais recomendados para evitar problemas nas juntas.  

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *