domingo, 25 agosto

Medicina do Estilo de Vida pode prevenir e reverter quadros de doenças crônicas não transmissíveis

Texto por: Equipe VS 21 maio, 2019 Sem comentários

O Simpósio Internacional de Medicina do Estilo de Vida foi idealizado com o objetivo de propagar os princípios dessa medicina entre médicos, profissionais de saúde e interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre os princípios de estilo de vida que regem este novo tipo de abordagem da saúde.

Segundo estudos da Medicina do Estilo de Vida, adotar hábitos mais saudáveis reduz em até 80% a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, entre elas o colesterol alto, a hipertensão, os problemas cardíacos, o diabetes, a obesidade e diversos tipos de câncer.

“Queremos mostrar um jeito novo de olhar a saúde e a doença, melhorar o atendimento do paciente, mostrar estudos científicos sobre prevenção e promoção de saúde em diferentes ambientes, como em clínicas, instituições variadas de saúde e comunidades. Serão apresentadas ferramentas com evidência científica para auxiliar os pacientes a mudarem os hábitos e assumirem o controle de sua saúde. É importante que as pessoas sigam instruções com respaldo científico, e que os profissionais sejam devidamente qualificados para o tratamento procurado”, afirma Daniela Kanno, Médica da Família  e certificada pelo International Board of Lifestyle Medicine.

O Conselho Internacional de Medicina do Estilo de Vida – IBLM – é o órgão oficial responsável pela certificação dos profissionais em todo o mundo. O profissional certificado é reconhecido pelo IBLM como capacitado para atender pacientes com a abordagem correta da Medicina do Estilo de Vida. O processo de certificação envolve a participação ativa em seminários e congressos, educação médica continuada e prova rigorosa de certificação.

A grande diferença da Medicina do Estilo de Vida é que ela é mais barata do que a medicina convencional, não tem efeitos adversos, pode prevenir, tratar e até reverter doenças ligadas ao estilo de vida. Essa nova abordagem muda o sistema de saúde, pois mudando os hábitos, as pessoas irão prevenir doenças e não tratá-las, gerando uma economia nos gastos de saúde.

A Medicina do Estilo de Vida utiliza como ferramentas e métodos:

  • Dieta Whole Food Plant Based (dieta baseada em plantas);
  • Atividade física;
  • Controle do estresse e bem-estar emocional;
  • Sono;
  • Cessação do uso de tabaco e evitar uso de substâncias tóxicas;
  • Psicologia positiva e Conexão (relacionamentos).

O médico Luiz Fernando Sella comenta, “embora a nutrição e atividade física façam parte da prescrição de outras áreas médicas, a Medicina do Estilo de Vida se distingue porque a mudança do estilo de vida faz parte da primeira linha de escolha do tratamento, sendo a mais importante para prevenir e tratar as doenças. Medicamentos e outros tipos de terapia com comprovação científica são usados nesta vertente, porém, são coadjuvantes, como suporte no processo de mudança de hábitos. Nesse tratamento o paciente precisa ser ativo e é o responsável pelos resultados da cura. O tratamento é em longo prazo. O profissional de saúde atua como um expert, mas também como um coach. Na observação com 80 mil mulheres americanas comprovamos que aquelas que adotassem os seis bons hábitos evitariam doenças do coração, porém, somente 3% delas têm bons hábitos. É uma porcentagem muito baixa! Precisamos acordar urgentemente e mudarmos nosso estilo de vida.” Dr. Sella é certificado em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine (IBLM) e mestre em Saúde Pública na área de Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Loma Linda (EUA).

Os médicos Luiz e Daniela promovem a Medicina do Estilo de Vida por meio deste Simpósio e outros eventos, além dos estudos e artigos científicos. No livro Universo Paralelo eles contam a história de como esse estilo de vida mudou radicalmente suas vidas e a visão sobre a saúde mental, física e espiritual.  

A médica Vania Assaly, que é uma das fundadoras Latin American of Lifestyle Medicine – LALMA –, ressalta, “os profissionais devem trabalhar de forma integrada e com equipe transdisciplinar e é de extrema importância estudar, participar de eventos como este Simpósio e atuar com o pilares da Medicina do Estilo de Vida para que os médicos e profissionais da saúde não tratem apenas doenças e sim possam trabalhar nos vetores de saúde do indivíduo, aumentando a expectativa de vida com saúde, vitalidade e qualidade. Foi num evento assim, no I Congresso Latino-Americano de Medicina do Estilo de Vida que fundamos o LALMA.”

Com o apoio do American College of Lifestyle Medicine, em 2017 assinaram o documento que iniciava os caminhos da Medicina do Estilo de Vida na América-Latina fundando o Latin American of Lifestyle Medicine –LALMA–, e neste grupo a doutora Assaly faz parte da diretoria científica, além de coordenar o Instituto Assaly em São Paulo e ser uma das realizadoras deste Simpósio.

Os palestrantes internacionais já confirmados são o Dr. John Kelly, médico norte-americano, fundador e pioneiro do Lifestyle Medicine nos Estados Unidos. Ele vem ao Brasil pela primeira vez  e irá falar sobre a origem do movimento e o que ele propõe para revolucionar a saúde no mundo. Os médicos Lujhon Florez e Nahum Garcia irão trazer as últimas evidências científicas sobre a importância do sono, exercícios físicos e da possibilidade da reversão de doença, como o diabetes, por meio de mudanças do estilo de vida.

No dia do Simpósio serão mais de 10 profissionais, de diversas áreas da saúde, que irão palestrar compartilhando experiências, pesquisas e técnicas.

Mais informações sobre o evento acesse:

https://www.sympla.com.br/simposio-internacional-de-medicina-do-estilo-de-vida__501498

No dia teremos uma coletiva de imprensa com os médicos responsáveis pelo Simpósio e os participantes convidados do evento.

Parceiros:

O Simpósio é oferecido à comunidade médica e demais profissionais de saúde pela Associação dos Médicos Adventistas e pelo Instituto Assaly de Medicina Personalizada, com objetivo de divulgar a Medicina do Estilo de Vida no Brasil. Contamos com o apoio do Instituto Nova Semente, uma entidade filantrópica de promoção à saúde, e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, entidade oficial que representa do movimento no Brasil.

Simpósio Internacional de Medicina do Estilo de Vida

Data: 29 de maio

Horário: 09h30 às 20h

Local: Espaço Nova Semente

Rua Cubatão, 77. Paraíso – São Paulo.

Gislaine Westphal

Assessoria de Imprensa

11 97385-2309

contato@giwestphal.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *