segunda-feira, 10 agosto

O cérebro das crianças obesas

Texto por: Equipe VS 14 janeiro, 2020 Sem comentários

Segundo um estudo da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, mais de um quinto da população brasileira é obeso. A obesidade está associada a déficits na função executiva que podem contribuir para a má tomada de decisão na dieta. Porém, pouco ainda se sabe sobre as associações entre excesso de peso o e desenvolvimento cerebral.

Estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Enfermagem do Colégio de Saúde e Ciências da Universidade de Vermont, Estados Unidos, procurou encontrar ligações entre peso, estrutura cerebral e função mental em crianças obesas e não obesas.

No estudo, publicado em dezembro de 2019 pelo portal Jama Network, os pesquisadores descobriram que no cérebro das crianças obesas havia menos volume na região que controla as tarefas de “função executiva”, como capacidade de planejar, controlar impulsos e lidar com várias atividades simultaneamente.

De acordo com um dos autores da pesquisa, ficou concluído que o peso da criança interfere de forma sutil em seu desempenho cognitivo, mas outros fatores não medidos no estudo, como atividade física e dieta, desempenham papel significantemente maior e precisam ser considerados.

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *