domingo, 25 agosto

O perigo das bebidas açucaradas

Texto por: Equipe VS 30 julho, 2019 Sem comentários

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo que mais acomete mulheres no Brasil. Foram estimados 59.700 novos casos para 2019, 51 para cada 100 mil mulheres.

Embora a luta contra o câncer de mama tenha ganhado cada vez mais destaque no Brasil, cabe a cada mulher estar atenta às causas não genéticas que podem levar ao câncer, como colesterol alto e até obesidade. Uma nova ameaça à saúde foi comprovada neste mês: bebidas açucaradas. 

Uma pesquisa recentemente publicada na revista científica inglesa The BMJ mostrou que meio copo de bebidas açucaradas por dia pode aumentar o risco do câncer de mama em 22%. Os dados são alarmantes!

O estudo foi guiado por cientistas do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Estatística da Sorbonne Paris Cité, com o objetivo de encontrar a relação entre o consumo de bebidas açucaradas, artificial ou naturalmente, e o câncer. As bebidas incluíam refrigerantes, xaropes, sucos de frutas, suco 100% fruta sem adição de açúcar, bebidas açucaradas à base de leite, bebidas esportivas e bebidas energéticas.

Por nove anos foram avaliados 101.257 adultos franceses com média de 42 anos de idade, com questionários on-line de 24 horas, numa dieta com mais de três mil tipos de alimentos e bebidas. 

No fim do estudo, 2.193 pessoas haviam desenvolvido câncer pela primeira vez. Quase 700 pessoas devolveram câncer de mama, 291 câncer de próstata e 166 câncer colorretal. Em outras palavras, o risco de câncer em geral aumentou 18%, e o risco de câncer de mama aumentou 22%. Esse resultado se deu pela ingestão diária de 100 mililitros (meio copo americano) de bebidas açucaradas. 

O resultado do estudo ecoa os dados publicados pelo Global Burden of Disease Study (GDB) em 2017, programa de pesquisa global que avalia riscos de mortalidade. De acordo com o GBD, a ingestão de bebidas açucaradas foi a segunda maior causa de mortes atribuíveis entre 1990 e 2016, logo após o consumo de carne vermelha. 

Há mais de cem anos, a escritora norte-americana Ellen White ressaltou no livro Conselhos Sobre o Regime Alimentar que “o livre uso de açúcar em qualquer forma tende a obstruir o organismo, e não raro é causa de doença”. Essas palavras têm sido comprovadas repetidas vezes ao longo do tempo.

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *