Bolo de amendoim com alfarroba

Description

Ingredientes

3 xícaras (chá) de amendoim torrado e triturado no liquidificador
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de óleo de milho ou de girassol
2 xícaras (chá) de leite de castanha-do-brasil ou de soja
2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de alfarroba em pó
1 colher (sopa) de fermento químico (opcional)

Modo de fazer

Misture bem todos os ingredientes secos. Depois acrescente os líquidos e mexa novamente. Despeje em fôrma untada e asse em forno médio por aproximadamente 35 minutos.

Dica do chef

A alfarroba é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado. O pó ou farinha de alfarroba é utilizado para substituir o cacau. A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante, como a cafeína e a teobromina, e tem uma vantagem maravilhosa: as fibras da alfarroba têm o dobro do poder das outras fibras para ajudar na redução da absorção do colesterol.

Uma curiosidade que quase ninguém sabe sobre a alfarroba: a vagem da alfarroba pode ter entre 10 e 25 cm e normalmente tem de 10 a 16 sementinhas de cor parda. O nome dessas sementinhas é Quilate, e elas eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido à sua uniformidade, para avaliar o peso das joias. Foi da semente da alfarroba que saiu a palavra Kilat.

Project Details

Quem Somos

A revista Vida e Saúde circula ininterruptamente no Brasil desde 1939. Ela é composta por 52 páginas coloridas (incluindo as propagandas) divididas em 17 seções fixas que divulgam a ciência com o viés da saúde preventiva. Apoiada na reeducação alimentar e na atividade física, a revista Vida e Saúde tem trabalhado para... Leia mais

Twitter