sábado, 25 maio
Descrição

Ingredientes

1 abóbora, (aproximadamente 1,2 kg)

Azeite para refogar e temperar a abóbora

1 cebola roxa

1 dente de alho

1 maço de sálvia fresca

10 tomates secos

75 g de castanhas-do-brasil

75 g de arroz basmati ou arroz integral

75 g de damascos secos

200 ml de suco de uva tinto integral

1 colher (chá) de sal marinho

Papel-alumínio para embrulhar a abóbora

Modo de fazer

Lave a abóbora e corte-a ao meio no sentido do comprimento. Retire as sementes e reserve-as. Retire um pouco da polpa com uma colher. Faça uma cavidade para o recheio ao longo de toda abóbora. Leve a cebola picada e o alho triturado para dourar numa panela funda. Junte as sementes da abóbora e refogue. Pique bem os pedaços da polpa que tirou da abóbora e junte a este refogado. Pique os tomates secos, quebre bem as castanhas e pique o maço de sálvia. Junte tudo ao refogado na panela. Refogue até que fique macio e quase seco. Tire do fogo e deixe descansar.

Em outra panela, coloque o arroz, o damasco picado e o suco de uva. Junte 300 ml de água e leve para cozinhar até que o arroz esteja no ponto. Misture o refogado e o arroz e mexa bem. Experimente e corrija o sal. Coloque este recheio no centro da abóbora e feche bem. Deixe bem cheio de recheio. Coloque a abóbora sobre o papel-alumínio e vá passando azeite em toda a volta dela. Em seguida, polvilhe sal e orégano. Embrulhe a abóbora bem firme com o papel-alumínio. Às vezes, precisa de folha dupla de papel-alumínio. Leve para a assadeira e depois para o forno a 180º por aproximadamente duas horas ou até que fique macia e cozida.

Quando estiver pronto, leve a abóbora para a mesa e abra a folha na frente de todos. Depois corte em fatias grossas e sirva com todos os acompanhamentos usuais.

Dica do chef

Escolha uma abobora firme, clarinha e sem manchas. Seu prato vai ficar mais bonito e atraente. Recheie a abóbora com fartura. Isso torna cada fatia uma delícia. Aperte bem o papel-alumínio na hora de assar. Isso mantém o calor, assa melhor e mantém a abóbora com ótima aparência para o momento de cortar. A seu gosto, mude o recheio. Tenha este da receita como referência, mas prepare recheios mais interessantes de acordo com a preferência de sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *