terça-feira, 14 julho
Descrição

Ingredientes

3 dentes de alho
1 colher (chá) rasa de sal
1 xícara bem cheia de folhas de manjericão fresco (o da folha grande é sempre melhor para este molho)
3 colheres (sopa) de nozes ou castanhas
1 xícara (chá) de azeite de oliva

Modo de fazer

Vamos ensinar três formas de preparar este molho.

A primeira é o jeito italiano tradicional, e prepararemos o “pesto” usando um pilão. Primeiro esmague as folhas do manjericão para tirar todo o aroma e o sabor das folhas. Depois junte o alho e o sal e esmague de novo. Logo em seguida coloque os “pinoles” ou castanhas e esmague-os até formar uma massa homogênea. Por último coloque os azeites. Deixe descansar por 30 minutos.

A segunda forma de fazer também é bem “artesanal”. Processe as castanhas e derrame-as numa tigela funda. Junte o sal e o alho bem triturado e misture bem. Lave bem as folhas de manjericão, pique em pedaços bem fininhos e junte na tigela. Mexa bem e derrame o azeite sobre essa mistura. Deixe descansar por uma hora.

O terceiro jeito é o mais “contemporâneo”, e vamos usar o liquidificador ou o processador. Junte todos os ingredientes no processador e bata até ter uma mistura homogênea.

Dica do chef

Sempre que usar o liquidificador ou o processador deve ter um cuidado especial: vá pulsando devagar para que a lâmina não aqueça o azeite e ele “cozinhe” o manjericão. Use sempre a velocidade mínima do seu aparelho e vá fazendo pausas para manter o frescor da receita. Sempre que possível dê preferência para o jeito tradicional italiano de “pestare” (espremer, esmagar, triturar) todos os ingredientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *