terça-feira, 14 julho
Descrição

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de amaranto ou quinoa
¾ xícara (chá) de farinha de arroz
½ xícara (chá) de polvilho doce
1 ½ colher (chá) de goma xantana
1 ½ colher (chá) de sal marinho
1 colher (sopa) de fermento seco para pães
1 colher (chá) de alho triturado
1 colher (chá) de curry
2 colheres (sopa) de linhaça de molho em seis colheres (sopa) de água morna
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de vinagre de maçã
200 ml de água

Modo de fazer

Em uma xícara misture a linhaça com um copo de água morna. Deixe descansar por 10 minutos até que fique como um gel espesso. Enquanto isso, unte uma fôrma média com um fio de óleo e reserve. Agora vamos começar a fazer o pão: Em uma tigela grande misture todas as farinhas, a goma xantana, o sal, o fermento e as sementes. Misture bem. Junte no liquidificador a linhaça “em gel”, o vinagre, a água e o azeite. Bata bem até que forme um creme espesso. Junte o alho e o curry e mexa até que tudo esteja bem incorporado. Molde pães médios usando uma concha de sorvete de massa. Arrume cada pão na assadeira deixando um bom espaço entre eles.

Cubra com pano úmido e deixe crescer por uma hora em local morno e longe do vento. Leve ao forno por aproximadamente 30 ou 35 minutos, dependendo do seu forno. Quando o pão estiver dourado, retire e deixe esfriar sobre uma grade. Corte depois de frio.

Dica do Chef

O melhor jeito para manter o pão sem glúten fresco por mais tempo é guardá-lo em sacos plásticos bem fechados. Se não vai usar os pães em três dias, o melhor é guardá-los no freezer. Quando quiser um pedaço de pão, é só tirar do congelador e colocá-lo sobre a pia, para descongelar normalmente. Mas se estiver com pressa, coloque-o numa torradeira ou na frigideira com um pingo de azeite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *