sábado, 25 maio
Descrição

Ingredientes

6 peras médias

4 cravos ou 4 anis estrelado

1 pau de canela pequeno

1 colher (café) de essência de baunilha

250 g de rapadura

100 mg de açafrão

500 ml de leite de coco

2 colheres (sopa) de açúcar demerara

Modo de fazer

Descasque as peras, deixando o talo intacto. Pique bem a rapadura e junte com os outros ingredientes numa panela funda. Adicione um litro de água e acomode as peras. Leve-os para ferver com a panela tampada até que a rapadura dissolva e as peras estejam macias por igual. Retire do fogo, deixe esfriar e leve à geladeira para que a pera descanse neste caldo por toda a noite. Antes de servir, retire as peras e reserve para levar à temperatura ambiente.

Ferva a calda até reduzir a um glacê grosso. Espalhe um pouco dessa calda no fundo de cada pratinho de sobremesa. Coloque uma pera em cada prato. Polvilhe o açafrão deixando-o cair na pera e no prato. Sirva com leite de coco gelado, batido com o açúcar demerara.

Dica do chef 

Prepare esta sobremesa no dia anterior, porque quanto mais a pera descansar na calda e o leite de coco estiver gelado, mais gostoso vai ficar seu prato. Use peras maduras. Peras verdes não darão bom resultado. Deixe uma boa quantidade da calda de rapadura no fundo de cada pratinho. Essa calda, o açafrão e o creme de leite de coco dão um lindo contraste na sua sobremesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *