terça-feira, 07 julho
Descrição

Existem variados moldes para sushis, mas vamos nos concentrar nos tipos mais usados.

Maki-zushi ou futomaki  (O mais tradicional no Japão)

Modo de fazer

Coloque uma folha de alga Nori sobre uma pequena esteira de bambu ou sobre papel filme. Distribua uma camada de 1 cm de altura do arroz cozido e frio sobre a alga. Deixe um espaço na parte de cima para que você possa finalizar quando enrolar o sushi. No centro dessa cobertura de arroz deixe pequenos canais que serão completados com o recheio. Coloque o recheio, variando os ingredientes como preferir. Pode utilizar legumes, abacates fatiados, manga, pepino, folhas de cebolinha ou qualquer vegetal que você prefira. Com o auxílio da esteira ou do filme plástico, enrole a alga, pressionando levemente para fixar bem o conteúdo.

Com uma faca bem afiada corte o sushi orientando-se pelos “serrilhados” existentes na alga, banhando de vez em quando a faca em mistura de água
de arroz.

Sushi californiano (uramaki)

Modo de fazer

Coloque a folha de alga sobre a esteira de bambu e distribua por cima uma camada de arroz por toda a extensão da alga. Polvilhe com gergelim preto moído. Vire a alga para cima, usando outra esteira, deixando o arroz em contato com a esteira. Espalhe a maionese sobre a alga, coloque alface, manga e pepino fatiados. Enrole. Neste sushi o arroz fica por fora e a alga por dentro.

Nigiri-zushi

Modo de fazer

Modele rolinhos ovais de cerca de 5 cm de comprimento e 2 cm de largura. Os rolinhos devem ser macios e compactos para que não se rompam. Proceda da mesma forma até terminar o arroz, umedecendo as mãos no vinagre com água de vez em quando. Quando os rolinhos ficarem prontos, pressione com um dedo em um dos lados formando uma “canoa” e espalhe um pouco de wasabi (pasta de raiz forte), tomando cuidado com a quantidade, já que a pasta é bem picante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *