Estrogonofe de grão-de-bico e biomassa de banana verde

Ingredientes

2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
3 tomates picados
½ cebola picada
3 dentes de alho picados
½ xícara (chá) de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de óleo
1 folha de louro
1 colher (sobremesa) de cominho
1 xícara (chá) de biomassa de banana verde
1 xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de molho de tomate
1 colher (sopa) de mostarda amarela
1 colher (sopa) rasa de sal

 

Modo de fazer

Em uma panela refogue 1 colher (sopa) de óleo, a cebola e o alho. Acrescente o cominho, o sal e os tomates, refogando-os um pouquinho. Acrescente a biomassa, o molho de tomate, o leite de coco e a mostarda. Deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e bata no liquidificador. Em uma panela, coloque a colher (sopa) de óleo restante e a folha de louro. Dê uma refogada na folha de louro para soltar o perfume. Acrescente o grão-de-bico cozido, o molho batido e a cebolinha. Assim que ferver, estará pronto. Sirva com arroz e batata palha.

Dica do Chef

Novamente, a Márcia Cristina usa uma ideia sensacional para encorpar o creme: biomassa de banana verde. Um maravilhoso coringa na cozinha. Podemos fazer massas doces, salgadas, cremes e uma infinidade de coisas com biomassa de banana verde. Fique tranquilo que ela não tem gosto. Ela dá textura, mas não sabor.
O sabor será do seu tempero.

Nessa receita, novamente a leitora Márcia usou um substituto para o creme de leite e a manteiga. Quero desafiar você a fazer o tradicional brigadeiro substituindo o leite condensado por biomassa de banana. Você vai se surpreender com o resultado.

Mais uma dica sobre essa receita: se você adicionar um pouquinho de curry, aquele tradicional tempero indiano, vai ter um prato da culinária indiana: dall de grão-de-bico!

Deixe uma resposta