quinta-feira, 18 julho

Remédio gratuito contra o estresse

Texto por: Equipe VS 11 julho, 2019 Sem comentários

Momentos de introspecção são muito benéficos para a saúde da mente. Mesmo assim, muitos têm dúvidas sobre até que ponto esses momentos influenciam nosso cérebro e seu mecanismo. Um estudo guiado por cientistas da Universidade da Califórnia foi proposto para analisar 60 pessoas em dois retiros de meditação realizados no Shambhala Mountain Center, em Red Feather Lakes, nos Estados Unidos. 

Durante os retiros, os participantes tiveram duas sessões de meditação em grupo todos os dias, além de meditar em média mais sete horas sozinhos. A avaliação dos voluntários foi feita antes, durante e logo após os retiros, e continuou nos sete anos seguintes.

No fim do estudo, 40 participantes ainda estavam envolvidos, sendo que todos continuaram a meditar em torno de uma hora por dia. O resultado da comparação com o grupo de controle que não havia participado do curso foi contrastante. 

Os meditadores demonstraram melhorias no bem-estar psicológico geral, sua capacidade de lidar com o estresse e manter a atenção, ao passo que os não praticantes tiveram um desempenho menor nos mesmos testes. Além disso, os voluntários com mais de 60 anos não mostraram os níveis esperados de declínio relacionados à idade.

Parar na correria do dia a dia para respirar corretamente e descansar a mente pode parecer perda de tempo para quem precisa se manter produtivo. Porém, cada vez mais as pesquisas indicam que as pausas são, na realidade, um investimento que aumenta a qualidade de seu desempenho e bem-estar psicológico. Cuidar da mente nunca é demais.

E é bom lembrar, também, que outras pesquisas apontaram resultado semelhante na vida daqueles que praticam a oração e a leitura meditativa da Bíblia Sagrada.

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *