A importância do sono

Dormir bem pode ser um dos maiores investimentos da vida. De acordo com Rachel Salas, professora associada de neurologia especializada em medicina e distúrbios do sono na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, seria melhor dispensar algumas atividades em prol de dormir uma hora a mais por dia.

No trabalho, a especialista garante: “Você vai se sentir melhor, terá mais energia, terá melhores ideias, contribuirá com sua equipe ou para a organização de uma maneira melhor”. Na vida pessoal: “Seu humor ficará melhor, você terá mais motivos para se envolver e compartilhar ideias”.

A professora ainda alerta para o fato de que a privação do sono pode levar a muitos acidentes, desde os de trânsito até os domésticos, ou mesmo os de muitas outras áreas profissionais. Contudo, ela incentiva a que cada um descubra sua própria necessidade de sono.

Em momento oportuno, como férias ou feriados, ela orienta que nos deixemos levar pelo sono, assim que ele chegar à noite e durmamos sem interrupção até o outro dia. A partir daí observar por quanto tempo o corpo repousou naturalmente. Em cima disso, procurar adequar o estilo de vida a fim de que se consiga inserir uma hora a mais de sono por dia.

O sono irregular causa muitos problemas, como: ganho de peso, enxaqueca ou fadiga constante. Também nos torna suscetíveis à apneia do sono, entre outros.  “Às vezes, os maus hábitos das pessoas se prolongam por tanto tempo que levam a problemas de saúde acumulados”, conclui Salas.

Deixe uma resposta