Amigos são mais eficazes que morfina contra a dor

Pesquisa realizada na Universidade de Oxford, no Reino Unido, surpreendeu cientistas ao compararem o nível de sociabilidade dos voluntários pesquisados com níveis de endorfina.

O estudo se baseou no fato de que as endorfinas têm um poderoso efeito analgésico, efeito mais forte do que a morfina. “As endorfinas fazem parte dos nossos circuitos de dor e prazer – elas são analgésicos naturais do nosso corpo e também nos dão sentimentos de prazer. Estudos anteriores sugeriram que as endorfinas promovem a ligação social tanto em seres humanos quanto em outros animais,” explica Katerina Johnson, pesquisadora.

De acordo com a explicação de Katerina, quando as endorfinas se ligam a receptores opioides no cérebro promovem a sensação de bem-estar, a mesma de quando vemos nossos amigos.

Usando a tolerância à dor para avaliar a atividade das endorfinas, observou-se que as pessoas com maiores redes sociais, ou seja, com mais amigos, conseguem suportar melhor a dor, conforme a hipótese da pesquisa.

Por outro lado, a pesquisa sugere mais uma hipótese, a de que pessoas com depressão podem ter o sistema de endorfina interrompido, por isso, elas sentem menos prazer em estar entre pessoas.

Então, conserve suas amizades e aumente seu círculo de pessoas queridas. Isso o ajudará a suportar melhor as dores da vida.

Deixe uma resposta