Aproveite tudo!

 

O desperdício de alimentos no mundo é alarmante. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação de Agricultura (FAO), 1, 3 bilhões de toneladas de alimento poderiam ser utilizados, caso as pessoas soubessem aproveitar melhor os alimentos.

O Brasil, além de ser um dos países que mais produz alimentos no mundo, é também um dos que mais desperdiça. Só para ser ideia de como isso ocorre é preciso olhar para o início de tudo. Técnicas de colheita, bem como atividades pós-colheita, infraestrutura de transporte, armazenamento e distribuição mal elaborados geram prejuízos imensos.

No final das contas, o desperdício do consumidor representa bem menos do que todas as demais etapas envolvidas. Contudo, ainda assim é grande também e deve ser evitado, não apenas por uma questão de consciência, mas também porque é possível encontrar muitos nutrientes em partes dos alimentos que mandamos para o lixo.

Verduras, legumes e frutas são integralmente ricos em vitaminas e minerais, por isso, cascas, talos e sementes de alguns alimentos não devem ser descartados. As cascas de abacaxi, por exemplo, podem ser utilizadas para fazer chá. As sementes de abóbora incrementam o preparo de uma salada ou servem como petiscos. Já os talos de agrião ou brócolis podem servir para rechear uma torta.

Inovando na cozinha, é possível abusar da criatividade e aproveitar ao máximo todo e qualquer nutriente que o alimento possa oferecer. Não perca tempo e evite o desperdício!

 

Deixe uma resposta