Na hora certa

Parece crendice, mas estudos de diferentes partes do mundo vêm constatando que há horários ou períodos do dia mais eficazes do que outros quando se trata de alcançar alguns objetivos, especialmente na saúde.

Por exemplo, a Universidade de Birmingham, na Inglaterra, afirma que o melhor horário para tomar vacina é pela manhã. Um mês após a pesquisa, observou-se que as pessoas que foram vacinadas pela manhã tinham uma concentração de anticorpos mais alta do que as que foram vacinadas à tarde.

Já a Universidade de Oxford, também na Inglaterra, descobriu que a maioria dos infartos ocorre entre as seis da manhã e o meio-dia, devido à espessura do sangue e a facilidade de ele coagular. A orientação é que quem toma remédio para afinar o sangue, faça isso bem cedo e repouse por mais uma hora, a fim de que o efeito seja mais positivo.

Para fazer uma cirurgia, buscar emagrecer e tentar engravidar o período mais favorável também é o da manhã. No entanto, os exercícios aeróbicos são mais bem aproveitados se realizados à tarde. Isso porque pesquisadores americanos concluíram que a capacidade pulmonar chega ao ápice entre as 16 e 17 horas.

Para quem sofre de asma e outros problemas respiratórios e precisa fazer inalação, o período mais interessante é a noite, em especial antes de dormir. A explicação é que os ataques de asma tendem a ocorrer principalmente de madrugada, portanto, usar o inalador antes de se deitar seria uma ação preventiva.

Deixe uma resposta