O intestino e a saúde

Muita gente nem imagina, mas pode ser que alguns problemas de saúde física e até mental estejam ligados a questões intestinais. Pois é, o intestino carrega trilhões de micro-organismos, tais como bactérias, fungos e vírus. Apesar disso, apenas de 10% a 20% das bactérias do intestino de um indivíduo são iguais às de outros indivíduos.

Isso significa que os microbiomas diferem e muito de pessoa para pessoa, dependendo de dieta, estilo de vida e outros fatores. No entanto, eles influenciam tudo: saúde, apetite, peso e humor.

Estudos vêm mostrando que a dieta rica em gordura animal e proteína e pobre em fibras aumenta a produção de compostos causadores de câncer e inflamação. Por outro lado, uma dieta rica em fibras e com pouca carne vermelha aumenta os níveis de ácidos graxos fecais que têm efeitos anti-inflamatórios e que melhoram o sistema imunológico.

Daniel McDonald, diretor-científico do projeto Estudo Americano do Intestino diz que “não podemos ainda garantir que é o lado saudável ou não, mas suspeitamos que aqueles com uma dieta à base de plantas, ou seja, rica em frutas e vegetais têm microbiomas muito mais saudáveis”.

Deixe uma resposta