Obesidade e câncer

Cada dia mais os estudos científicos apontam a relação entre obesidade e câncer.  Desta vez, a pesquisa que apoia este indício vem de uma equipe do Trinity College Dublin, na Irlanda. O estudo publicado na revista Nature Immunology, mostra o que outros cientistas já acreditam há algum tempo: que no sobrepeso as células que combatem o câncer ficam obstruídas pela gordura.

É por isso que as células obstruídas por gordura podem ser o possível elo entre a obesidade e o câncer. Isso ocorre porque a célula que o organismo usa para destruir tecidos tumorais fica entupida por gordura. “Um composto que bloqueie a absorção de gordura por estas células pode ajudar. Tentamos em laboratório e descobrimos que isso permite que elas voltem a matar um câncer”, diz a pesquisadora Lydia Lynch.

A expectativa é que a partir dessa constatação seja possível criar tratamentos para restaurar as habilidades das células entupidas a fim de que elas voltem às atividades normais, isto é, de exterminadoras naturais de tumores.

Fonte: BBC Saúde

Deixe uma resposta