Xô solidão!

Não é todo mundo que leva a sério, mas do ponto de vista da saúde, a solidão pode causar grandes males. Associada ao abuso de álcool e outras drogas, a solidão promove muitos danos ao bem-estar integral do indivíduo.

A respeito disso, o jornal britânico The Guardian publicou uma boa notícia: o Reino Unido começa a investir em projetos que combatem a solidão. Como?

As iniciativas variam. Os 126 projetos já aprovados receberão, cada um deles, 100 mil libras, o que equivale a 500 mil reais por projeto. Voltadas para idosos, estrangeiros e outros grupos que tendem ao isolamento, algumas atividades contam com voluntários que vão a vilarejos remotos numa van que serve café, chá e bolos caseiros. O veículo se transforma num espaço móvel para levar informações sobre serviços a que os idosos têm direito, mas também proporciona conversa, apoio e calor humano.

Outras unem o exercício físico ao laço social por meio de caminhadas em grupo. Além disso, empatia, compaixão, capacidade de reflexão e controle emocional são outras formas de proteger as pessoas da solidão.

Deixe uma resposta