sábado, 19 outubro

SUS oferece tratamento para doença Falciforme

Texto por: Equipe VS 8 julho, 2019 Sem comentários

A doença Falciforme é caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, as hemácias. A hemácia muda o seu formato (de arredondada passa para o formato de foice), dificultando a passagem de oxigênio. Isso pode causar obstrução de vasos e má circulação do sangue (microinfartos) em diversos órgãos, que desencadeiam crises de dores e comprometimento desses órgãos.

Os sintomas podem ocorrer já no primeiro ano de vida e, caso não recebam o tratamento adequado, apenas 20% das crianças com a doença atingem os cinco anos de idade. Mas as sequelas podem ser minimizadas se o tratamento for rapidamente iniciado. 

Daí a importância do diagnóstico precoce, que é feito na triagem neonatal (Teste do Pezinho), realizada preferencialmente entre o 3º e o 5º dias de vida. No Sistema Único de Saúde (SUS), o teste é feito gratuitamente nas Unidades de Saúde da Família. Além disso, o SUS ainda oferece gratuitamente opções para diagnóstico, tratamento e até transplante de medula, se o quadro da doença exigir.

Para quem sofre da doença, os medicamentos que podem ser pegos gratuitamente nas unidades de saúde são: ácido fólico, analgésicos, anti-inflamatórios, quelantes de ferro, imunobiológicos especiais e de antibioticoterapia. Também está disponível o exame preventivo de Doppler Transcraniano que identifica o risco de AVC em pessoas de 2 a 16 anos, com doença Falciforme.

Autoria: Blog da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *