Visão aérea

Um aspecto que, de forma constante, deve fazer parte da vida humana chama-se planejamento. Ou seja, devemos fazer planos e executá-los a curto, médio e longo prazo. Para José Roberto Marques, fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), planejamento consiste no ato de criar e planejar uma ação, antecipadamente, desenvolvendo estratégias, para atingir determinado objetivo. Diariamente estamos fazendo planos. São os mais diversos possíveis, pois variam de pessoa para pessoa.

O rei Salomão, um dos mais sábios na história de Israel, afirmou: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios do Senhor vem” (Provérbios 16:1). Nem de longe Salomão estava desencorajando a necessidade de fazermos planos para a vida. Ao contrário. Ele também afirmou: “Os planos do diligente tendem à abundância” (Provérbios 21:5). Mas há um ponto importante na primeira declaração do rei: ele disse que em nossos planos a resposta certa vem do Senhor. De fato, somente Deus conhece o futuro, a menos que Ele o revele a alguém.

A vida moderna, com seu ritmo cada vez mais acelerado, impõe a todos nós a necessidade de planejamento, até porque tudo muda. Atualmente, as mudanças têm ocorrido em intervalos de tempo cada vez mais curtos. Portanto, devemos fazer planos na vida pessoal, acadêmica, profissional, etc., para curto, médio e longo prazo.

Entretanto, é fundamental incluir em nosso planejamento Aquele que tudo vê e tudo pode. Isso não é uma questão meramente religiosa, mas principalmente de saúde. Pessoas estão seriamente enfermas em razão de suas frustrações e desapontamentos na vida. Ellen G. White, em seu livro A Ciência do Bom Viver, página 479, afirmou: “Muitos, planejando um futuro brilhante, sofrem um desastre completo. Deixem que Deus faça os Seus planos para vocês. […] Deus não conduz jamais Seus filhos de maneira diferente da que eles escolheriam se pudessem ver o fim desde o princípio, e discernir a glória do propósito que estão realizando como Seus colaboradores. […] De tal maneira devíamos depender de Deus, que nossa vida pudesse ser a simples realização de Sua vontade. Confiando-Lhe nossos caminhos, Ele dirigirá nossos passos.”

Conta-se que o comandante de um exército entrou em desespero ao perceber que seus homens não tinham a menor chance de vencer a batalha. Ele percebeu que, estrategicamente, seu exército estava mal distribuído naquele território militar. Ao fazer contato com o general que estava no helicóptero, ele disse: “General, não temos chance. É hora de recuar.” O general lhe respondeu: “Pelo contrário, comandante. Ganhamos a batalha. A hora é de avançar.” O problema estava na visão desses dois chefes militares. A visão do comandante era terrena; o general tinha uma visão aérea. Portanto, de cima, ele era capaz de ver todos os pontos daquele território.

Prezado leitor, saiba que na trajetória de nossos planos para a vida Deus é esse General cuja visão é panorâmica. De cima, Ele vê todas as coisas, enquanto você e eu enxergamos apenas o que está debaixo de nosso nariz. Por isso, Salomão afirmou que a resposta certa para nossos planos vem de Deus. Que planos você fez para este novo ano? Não gostaria de submetê-los à vontade divina?

Lembre-se de que a visão do General do Universo é aérea. E isso tem que ver com saúde. Acredite!

Nerivan Silva é editor associado de Vida e Saúde

Deixe uma resposta