terça-feira, 21 maio

10 passos para se tornar uma pessoa mais organizada em 2023 

Sheila Procópio 

“Amanhã é a primeira folha em branco de um livro de 365 páginas.” Mayara Benatti 

Um ano novo é como uma folha em branco, pronta para ser escrita. Sendo assim, gostaria de convidá-lo a escrever uma nova história em 2023. Aposto que todos podem citar de memória pelo menos três decisões a ser tomadas no próximo ano (os meus são: redução do estresse, aumento da produtividade, ter tempo). No entanto, poucas pessoas têm uma vida organizada. A maioria simplesmente não sabe como ou por onde começar. Uma pessoa organizada consegue planejar suas tarefas sem desperdícios nem procrastinação.

Segundo Locke, Latham e Tosi, “quando visualiza uma meta possível de atingir, a pessoa se motiva a tentar alcançá-la, aumentando, assim, sua produtividade e os resultados”.

Além das atribuições, as pessoas organizadas também cuidam bem de seu espaço. Isso significa livrar-se de qualquer desordem e manter tudo em seu lugar designado. Portanto, ser organizado evitará que você perca minutos ou horas tentando encontrar as chaves pela manhã.

Na esperança de novos começos, listamos dez passos para inspirá-lo a agir e se organizar neste ano que inicia.

1 – Reorganize suas rotinas 

Reorganize suas rotinas diárias, semanais e mensais. Crie rotinas que funcionem para você e sua família. Um novo ano pode trazer com ele novas atividades que não deverão ser esquecidas. Acrescente novos hábitos, por exemplo, como fazer exercícios e cozinhar em casa com mais frequência. Se você apenas arrumar sua casa ao acaso e não em uma programação regular, provavelmente estará permitindo que a desordem se acumule desnecessariamente. Rotina é a chave para evitar que a organização pareça uma tarefa enorme, porque você fará pequenas coisas de cada vez.

Estabelecer uma rotina rápida para organizar sua casa é mais fácil do que imagina. E, depois de defini-la, você entrará no piloto automático quando se trata de ficar livre de bagunça. Aqui estão algumas ideias para você começar:

  • Faça uma varredura diária da desordem. Use a regra dos 15 minutos e passe recolhendo itens espalhados em toda a sua casa. 

  • Tenha uma rotina semanal, incluindo planejamento de refeições e limpeza por cômodo durante a semana. 

  • Planeje uma limpeza profunda mensalmente. Além disso, inclua a rotina de trabalho e atividades de toda a família 

2 – Agende um dia no mês para o descarte 

Criar o hábito do descarte mensal livrará você da famosa e exaustiva faxina de fim de ano. Determine um dia por mês para olhar gavetas, armários, documentos, sapateira, caixa de brinquedos… Doe o que pode ser doado, conserte o que precisa ser consertado e descarte o que não tiver conserto. Esse hábito tornará sua casa desentulhada o ano inteiro. Mas talvez você não tenha certeza por quanto tempo manter as coisas. É comum ficar confuso sobre quanto tempo guardar itens, sejam roupas, itens sentimentais, presentes ou documentos. Seja por apego a algo ou porque acha que é especial ou importante, mas, na verdade, não usa e nem precisa daquilo. Faça uma breve avaliação: roupa que está fora de moda, gasta, desbotada ou mal ajustada é uma provável candidata ao descarte. É importante focar no descarte consciente.

Itens e presentes sentimentais não têm prazo de validade pré-determinado. Portanto, tente doá-los se você não encontrar uso ou valor neles. Quando se trata de papel, certifique-se de saber por quanto tempo você precisa guardar os documentos.

3 – Defina metas alcançáveis 

É muito importante sermos realistas ao definir nossas metas. Definir metas realistas aumentará as chances de sucesso. Pequenas coisas levam a grandes coisas. Já ouviu a frase: Como você engole um elefante? Uma mordida de cada vez…

É muito melhor começar com passos pequenos e chegar aonde se espera, a querer dar passos largos, se cansar e desistir no meio do caminho. Constância é primordial! Isso poderá ajudá-lo a manter o foco e a produtividade. Ao definir metas, você pode organizar seu trabalho em tarefas mais gerenciáveis. Crie metas de longo e curto prazos, e adicione marcos ao seu calendário para garantir que você permaneça firme em cada tarefa. Não esqueça de comemorar cada conquista.

4 – Crie novas soluções de armazenamento para sua casa 

Invista em cestos organizadores, caixas, armários aéreos ou prateleiras. Dê uma olhada em quais containers você já possui atualmente e que podem ser reutilizados. Os organizadores o ajudarão não só a armazenar seus itens, mas também a manter cada coisa em seu lugar. Não compre organizadores desnecessariamente. Certifique-se de que aquele nicho ou cesto será realmente útil e necessário para organizar o ambiente. É importante medir altura e largura e verificar sua funcionalidade.

5 – Crie listas de tarefas 

Mas nada de sair por aí fazendo listas aleatórias simplesmente por fazer. As listas de tarefas são algo simples, mas altamente eficazes para ajudar a manter a produtividade ao longo do dia. Use listas de tarefas para anotar algo importante que você deseja realizar. Tente organizar seu trabalho com base na urgência. Por exemplo, você pode adicionar o que precisa ser concluído até o fim do dia na parte superior da sua lista e o que pode esperar até o dia seguinte na parte inferior. Para isso, use blocos de notas ou apps.

6 – Organize documentos e recibos 

Reúna agora seus recibos e extratos bancários do ano passado. Isso facilitará o preenchimento do IR, por exemplo. Faça um sistema de arquivamento para a papelada do ano vigente. Crie um arquivo para cada categoria de dedução fiscal ou arquive recibos por mês. É mais fácil organizá-los ao longo do caminho do que esperar até o próximo ano. Separe em pastas as contas da casa, banco, despesas e contratos. Aproveite também para criar um sistema de organização para cada membro da família. Você poderá montar uma pasta com: RG, CPF, Registro de Nascimento, passaporte, carteira de trabalho, convênio, últimos exames… Isso vale para os pets também.

7 – Planeje seu dia na noite anterior 

“Para quem não planeja aonde chegar, qualquer lugar serve.” Não deixe o sol nascer sem saber quais são as suas três prioridades do dia. Enfrentar um novo dia sem ter clareza sobre o que precisa ser feito e o que gostaria de fazer fará você se sentir perdido e prejudicará seu crescimento. Benjamin Franklin disse: “Ao não se preparar, você está se preparando para falhar.” Pensar alguns passos à frente tornará seu futuro significativamente melhor.

Parte de ser organizado é sempre saber o que você precisa fazer e qual é o seu próximo passo. Reservar algum tempo para planejar seu dia, sua semana e seu mês economizará tempo, energia e dinheiro.

Reveja seus compromissos – se precisa comprar ou pagar algo, se terá uma reunião ou entrega de projeto. Deixe a mesa do café da manhã previamente organizada. Separe as roupas que usará no dia seguinte. São pequenas ações que tornarão seu dia muito mais fluido e produtivo. Lembrando que ser produtivo não é ficar correndo o dia todo de um lado para o outro apagando incêndios. Ser produtivo é fazer algo gastando menos tempo e energia; obtendo o melhor resultado possível, sem sacrificar aquilo que importa para você.

8 – Preste atenção em quanto tempo você leva para concluir diferentes tarefas 

Se eu lhe perguntasse quanto tempo você leva para concluir atividades básicas como escovar os dentes, arrumar a cama, organizar seu ambiente de trabalho ou lavar a louça do café da manhã, você saberia me dizer? Uma das características mais importantes das pessoas organizadas é que elas sabem o que devem fazer e quando, além de quanto tempo precisam para fazê-lo.

Se você sabe o que precisa fazer, mas não tem certeza de quanto tempo essa tarefa levará, faça o que as pessoas organizadas fazem: acompanhe o tempo que gasta em suas atividades diárias. Estar ciente do tempo gasto em suas atividades, principalmente atividades rotineiras, trará melhora significativa no aproveitamento do seu tempo. Não é necessário usar um cronômetro (apesar de não ter problema algum se quiser utilizar). Mas saber isso o ajudará a cumprir seus objetivos diários sem criar falsas expectativas sobre o que consegue fazer em cada período do seu dia. E, principalmente, evitar frustrações por não conseguir realizar em tempo hábil.

9 – Dê um lar a tudo antes de levar para casa 

Antes de comprar qualquer coisa, pense onde você vai colocá-la depois de levá-la para casa. Imagine-se voltando para casa com o item e colocando-o onde deveria estar, e pergunte a si mesmo: Onde vou colocar isso? Como isso vai ficar aí? Vai ocupar muito espaço? Vale a pena? Isso tornará a limpeza mais desafiadora? Tenho que me livrar de alguma coisa antes de conseguir isso? Essa simples ação ajudará você a se livrar de coisas de que não precisa e a viver numa casa onde tudo tem intenção.

10 – Comece com pequenos projetos como organizar uma gaveta. Tenha um tempo de pausa 

Estar ativo é importante, mas descansar é preciso. Assim como um músculo, seu cérebro se desgasta e precisa de um tempo de inatividade para funcionar corretamente. Você não precisa trabalhar 24 horas por dia para ser produtivo. Na verdade, você será muito mais produtivo se descansar adequadamente.

Não apenas isso: se você sacrificar o sono para trabalhar mais, saiba que a privação de sono o tornará mais propenso a doenças graves, como diabetes, pressão alta e doenças cardíacas, entre outras.

Organize seu entretenimento e tempo livre. Não desperdice seu precioso tempo imaginando o que fazer no seu tempo livre. Experimente coisas novas de vez em quando. É melhor fazer um pouco a não fazer nada. Comece pequeno. Faça alguma organização de 25 a 30 minutos por dia e você começará lentamente a descobrir como incorporar a organização em sua vida.

Não complique mais do que precisa ser. Você não precisa começar fazendo uma grande sessão de organização; olhe em volta e veja qual é a tarefa mais fácil que você pode fazer para dar o pontapé inicial.

Desejo a você um ano novo organizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *