quinta-feira, 06 agosto
Descrição

Ingredientes

250 gramas de polvilho azedo

150 gramas de polvilho doce

250 ml de água

1 colher (sopa) de óleo ou azeite

1 colher (chá) de sal

3 colheres (sopa) de purê de mandioquinha gelado

Modo de preparar

Coloque os ingredientes secos em uma vasilha funda e dê uma pequena misturada. Junte a água e o óleo em uma chaleira e ferva. Quando estiver fervendo, despeje essa mistura sobre os itens secos e mexa bem. Nesse momento, tome cuidado com o calor da massa, pois você pode se queimar.

No início, o polvilho vai “gelatinar”, ficando difícil e pegajoso para mexer, mas conforme a massa for esfriando, ficará mais fácil e com mais forma.

Quando a massa estiver com uma temperatura suportável para sua mão, coloque o purê de mandioquinha e trabalhe bastante a massa para incorporá-la. Depois de certo tempo manipulando a massa, você perceberá que ela vai desgrudar de sua mão. Deixe-a descansar por 30 minutos. Acenda o forno a 180/200 graus. Volte a trabalhar a massa e molde seus pãezinhos. Eles dobram de tamanho depois de assado. Se for comê-los em seguida, coloque-os na fôrma de maneira bem espaçada e asse até ficar bem dourados. Se for congelá-los, apenas molde cada pãozinho e coloque no freezer. Sirva sempre o pão quentinho.

Dica do CHEF

Até que você fique craque e saiba visualmente a condição de sua massa, molde alguns pãezinhos e coloque no forno enquanto a massa descansa.

Essa tática vai ajudar você a avaliar se a massa está farinhenta, o nível do sal e a maciez.

Depois da segunda ou terceira vez, você não mais precisará fazer isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *