quinta-feira, 06 agosto
Descrição

Ingredientes da massa
800 g de batatas
Sal
Azeite
Óleo e farinha de rosca para untar (use fubá para ter uma receita glúten free)

Ingredientes para o recheio
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) de tomates picados em quadradinhos
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas

1 berinjela grande picada
Cheiro-verde


Modo de fazer a massa
Cozinhe as batatas até que estejam macias, mas não muito moles. Descasque, tempere com sal e azeite, e amasse bem com o garfo ou com o amassador de batatas. Corrija o tempero e despeje esse “purê” numa fôrma untada com um fio de óleo e polvilhada com farinha de rosca bem fina (use fubá para glúten free). Espalhe para que fique com mais ou menos 1 cm de altura. Compacte bem e leve ao forno para assar até ficar dourado.

Modo de fazer o recheio
Fatie a berinjela bem fininha. Se preferir, pode usar o ralo grosso. Deixe a berinjela descansando em uma tigela com água e um pouco de sal. Pique a cebola, os tomates e as azeitonas e comece o refogado. Leve a cebola para dourar em um fiozinho de óleo. Quando estiver bem dourada, coloque os tomates e espere soltar a primeira água deles. Coloque a tigela das berinjelas perto da panela do tempero e vá pegando as berinjelas, apertando-as na mão para escorrer o caldo e colocando-as para refogar. Em seguida, mexa bem e deixe cozinhar no próprio caldo da mistura por cerca de cinco minutos, em fogo baixo e panela tampada. Destampe a panela, junte a azeitona e o cheiro verde picado, mexa e desligue o fogo.

Corrija o sal e deixe descansar.


Montando o rocambole
Assim que a massa de batatas estiver bem dourada, retire-a do forno e em seguida retire-a da fôrma, colocando-a em cima de um pano de prato bem limpo. O purê vai estar parecido com um “tapetinho” de batatas. Espalhe o recheio de berinjelas de forma bem generosa por todo esse seu “tapetinho de batatas”. Pegue em uma das pontas do pano, usando-a para ajudar a enrolar o rocambole. Enrole-o com firmeza. Transfira seu rocambole para uma travessa. Se for servi-lo imediatamente, é só decorá-lo. Se for esperar um pouco, recomenda-se colocá-lo de volta no forno um pouco antes de servir.

Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *