quarta-feira, 29 maio

Gergelim e osteoporose

Texto por: Julie Grüdtner 21 setembro, 2022 Sem comentários

A osteoporose é uma doença muito comum e que acomete mais de dois milhões de brasileiros por ano. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, o corpo trabalha constantemente com a absorção e substituição do tecido ósseo. Nesse processo permanente e constante, há uma reconstituição do osso, quando ocorrem fraturas. Porém, na osteoporose há um aumento na absorção de células velhas e a formação de células ósseas novas diminui. O resultado são ossos porosos e com pouca resistência.

O tratamento para impedir o desenvolvimento da osteoporose inclui uma rotina de exercícios com levantamento de peso e uma dieta rica em cálcio. O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano, constituindo 99% dos ossos e dentes, e é vital para manter os ossos saudáveis. Uma fonte de cálcio pouco falada é o gergelim moído. Para se ter noção, 100 gramas de gergelim possuem 975 mg de cálcio, e além de ser um alimento acessível, pode ser usado como tempero em diversos alimentos

Mensagem central: O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano, constituindo 99% dos ossos e dentes, e é vital para manter os ossos saudáveis. Uma fonte de cálcio é o gergelim moído. 100 gramas de gergelim possuem 975 mg de cálcio, e além de ser um alimento acessível, pode ser usado como tempero em diversos alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *