sexta-feira, 22 novembro

Beberronas

Texto por: admin 1 novembro, 2016 Sem comentários

Foi-se o tempo em que a bebida alcoólica era apreciada apenas por homens. De acordo com estudo conduzido pela Universidade de New South Wales, na Austrália, as mulheres estão bebendo cada vez mais, quase o mesmo tanto que os homens.

A análise foi feita com base em dados sobre pessoas nascidas entre 1891 e 2001 em todo o mundo, mas provenientes, em sua maioria, da Europa e da América do Norte.

Além das mudanças sociais com relação ao papel da mulher, a publicidade e a disponibilidade de bebidas no mercado fazem com que o álcool, historicamente associado à figura masculina, deixe de ser algo apenas de homem.

Segundo a pesquisa, no início do século passado (1900), os homens bebiam três vezes mais frequentemente que as mulheres. Hoje, essa diferença passou para apenas 1,2 vez. Os homens eram ainda 3,6 vezes mais suscetíveis a problemas de saúde decorrentes do consumo de álcool. Agora, os homens são suscetíveis a esses problemas apenas 1,3 vez mais do que as mulheres.

Diante disso, o professor Mark Petticrew, da London School of Hygiene and Tropical Medicine aconselha que medidas preventivas sobre o abuso do álcool passem a ser destinadas as mulheres também: “os profissionais de saúde precisam ajudar as pessoas – tanto homens quanto mulheres – a compreender os riscos do consumo de álcool e saber como reduzir seus efeitos maléficos,” recomenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *