sábado, 25 maio

Beleza duradoura

Texto por: Equipe VS 20 março, 2019 Sem comentários

Comemorar 80 anos já foi privilégio de bem poucas pessoas. Hoje em dia, com o avanço da medicina e as melhores condições de vida, a população em geral se tornou mais longeva. Mas chegar aos 80 com beleza e saúde ainda é considerado um privilégio raro, motivo de muita admiração.

É claro que a pessoa que se cuida não está necessariamente pensando em se manter bonita até os 80 anos. O objetivo imediato é estar belo e saudável hoje. Por isso muitas pessoas até cometem exageros em busca da beleza e, na verdade, acabam prejudicando a saúde. A revista Vida e Saúde sempre enfatiza a ideia de que saúde e beleza devem andar juntas. Dessa forma você sempre terá a melhor aparência em qualquer idade. E trabalhamos com essa ideia há 80 anos!

Em clima de festa, vamos relembrar oito dicas fundamentais que vão deixar você jovem, bonita e saudável por muito mais tempo:

1. Alimentação saudável. Evite alimentos e bebidas que prejudicam o organismo, como açúcar refinado, gorduras e álcool. Consuma com moderação alimentos nutritivos, prefira os integrais que possuem os nutrientes necessários e as fibras, que ajudam no sistema de absorção e liberação de gorduras.

2. Ingestão regular de água. Estar hidratado é essencial para manter o bom funcionamento dos órgãos, especialmente para o bom aproveitamento de vitaminas, minerais e nutrientes ingeridos. Além disso, a água ajuda a manter a pele hidratada e purifica o organismo das toxinas do ambiente.

3. Ar puro. Respirar ar fresco e limpo é muito importante para promover a oxigenação celular, necessária para que ela se renove a cada dia.

4. Exposição à luz solar. Tomar sol no tempo certo é fundamental na produção de vitamina D, relacionada ao metabolismo do cálcio, e previne o aparecimento de doenças como a osteoporose.

5. Prática de exercício. Comece um plano de atividades físicas, com orientação médica, e pratique diariamente. Além de liberar endorfina e promover uma sensação de bem-estar, tonifica os músculos, fortalece os ossos, acelera o metabolismo e ajuda na queima de gorduras e calorias.

6. Repouso. Não dormir o suficiente causa envelhecimento precoce e aumenta o risco de diabetes e obesidade. Até os músculos precisam do repouso para se desenvolverem. Além disso, é importante ter um dia semanal para relaxar e cuidar dos relacionamentos.

7. Temperança. Ter uma vida equilibrada nos aspectos físico, mental e espiritual é algo que se reflete em um semblante jovem e bonito.

8. Confiança em Deus. Ter um relacionamento prático com Deus, e não apenas teórico, traz a disposição necessária para se cuidar e gostar de si mesma.

São coisas simples de fazer, disponíveis a todos e que deixarão você mais bonita e com mais qualidade de vida. Quem sabe você chegue aos 80 esbanjando saúde e beleza?

Débora Borges é pedagoga e pós-graduada em Aconselhamento Familiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *