domingo, 25 agosto

Com mandar a fadiga embora

Texto por: Equipe VS 23 julho, 2019 Sem comentários

Em época de férias, é normal que o corpo demore um pouco para se ajustar com a nova rotina. Principalmente se você passou por períodos de estresse, os sintomas da fadiga podem perseguir você um pouco mais que o esperado. 

A fadiga é o estado físico e mental de cansaço extremo. No corpo, o indivíduo sente fraqueza nos músculos e dificuldade em fazer atividades simples, como subir escadas ou caminhar até o mercado. Na mente, os efeitos são dificuldade em manter a concentração, muita sonolência e baixa produtividade. 

As causas da fadiga são inúmeras e variam entre estresse, luto, distúrbios alimentares, abuso de álcool, abuso de drogas, ansiedade, mudança de casa, tédio, depressão clínica, insônia, deficiência de vitaminas, falta de minerais e consumo excessivo de cafeína.

Uma pessoa que se sente fatigada geralmente não se exercita, mas a falta de exercício causa ainda mais fadiga. 

Como tratar

Dormir: o sono de qualidade é uma parte importante do gerenciamento da fadiga. Para isso, é preciso ter uma rotina consistente. 

– Ir para a cama e acordar à mesma hora todos os dias, mesmo nos dias de folga.

– Manter o quarto escuro e silencioso.

– Tomar um banho quente ou ouvir alguma música suave para relaxar antes de dormir.

– Evitar o tempo de tela duas horas antes de dormir para não estimular a atividade cerebral.

– Fazer a última refeição até duas horas antes de deitar.

Alimentar-se bem: alguns alimentos podem aumentar ou impedir os sintomas de fadiga. Para isso, é importante comer conscientemente.

– Comer lanches com menor teor de açúcar.

– Evitar junk food e alimentos processados.

– Consumir mais frutas e legumes frescos, principalmente no café da manhã e no almoço.

– Evitar cafeína e bebidas alcoólicas.

– Banana, aveia, chia, castanhas e sementes são ótimos para mandar a fadiga embora.

Fazer atividade física: a atividade física regular pode ajudar a reduzir a fadiga trazendo mais qualidade para o sono. No entanto, aqueles que não estão ativos fisicamente há algum tempo devem começar gradualmente. Um médico ou terapeuta esportivo pode ajudar. 

Beber água: a água potável é essencial para o funcionamento ideal do corpo. Embora a água não forneça energia na forma de calorias, ela ajuda a facilitar os processos energéticos no corpo, o que já é um grande impulso energético. Beba água ao longo do dia e tente trocar refrigerantes, café e outras bebidas por um copo de água.

Não deixe o cansaço controlar você. Comece com metas pequenas e aos poucos vá incrementando bons hábitos à sua rotina para ter mais energia e produtividade. 

Se a fadiga está afetando sua vida diária e nenhuma dessas dicas funciona, consulte um médico.

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *