sexta-feira, 24 maio

Exercício físico contra a poluição?

Texto por: admin 12 maio, 2016 Sem comentários

Se a poluição aumenta cada vez mais, principalmente em grandes centros urbanos, desencadeando mais doenças do que prevíamos, a boa notícia é que o exercício físico pode anular os efeitos nocivos dos poluentes sobre a saúde.

Pois é, estudo da Universidade de Cambridge sugere que os benefícios de atividades ao ar livre vão muito além do que imaginávamos, podendo, inclusive, combater a poluição. Como assim? Bem, andar de bicicleta e caminhar ao ar livre, por exemplo, fazem um bem que supera os danos causados pela exposição à poluição durante o exercício.

Muita gente tem medo de se exercitar ao ar livre justamente porque a qualidade do ar é ruim. Contudo, a pesquisa mostrou que mesmo em cidades com altos níveis de poluição, o benefício dos exercícios ainda é maior do que os riscos de se respirar o ar poluído.

Os pesquisadores usaram simulações em computador para comparar dados sobre tipos diferentes de atividades físicas e níveis diferentes de poluição do ar. O que se descobriu é que a desvantagem de estar se exercitando ao ar livre só começa depois de 7 horas de ciclismo ou 16 horas de caminhada. Mas, em geral, as pessoas praticam exercícios diários por muito menos tempo.

Apesar da constatação, os pesquisadores continuam apoiando as medidas que visam a diminuir os níveis de poluição do mundo. E uma ideia que pode dar duplamente certo é motivar as pessoas a deixarem seus carros em casa – o que diminui a emissão de gases poluentes – e passarem a andar de bicicleta ou pé dentro do período de tempo em que a poluição não oferece risco.

Assim, todo mundo ganha, a saúde pessoal e do planeta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *