sexta-feira, 24 maio

Poluição do ar e criminalidade

Texto por: admin 26 novembro, 2018 Sem comentários

Já se sabe que a poluição do ar faz mal para a saúde. O que não poderíamos imaginar é que ela também pode estar relacionada a distúrbios do comportamento. É exatamente isso que alguns estudos têm indicado, que a poluição do ar tende a aumentar, inclusive, a incidência de males sociais e criminalidade.

Conduzir um estudo nessa direção não é fácil tarefa, pois parece se tratar de algo muito subjetivo. Sendo assim, Julia Lee, professora da Universidade de Michigan (EUA), coordenou sua equipe, direcionando-a por meio de uma longa análise estatística que oferecesse informações ligadas à poluição do ar, bem como aos registros criminais. Além disso, foram realizados alguns procedimentos em laboratório.

A pesquisa inicial analisou nove anos de dados de poluição atmosférica da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e mais os dados criminais do FBI no mesmo período de tempo. Chamou muito a atenção o fato de que, mesmo após descontadas as variáveis demográficas, níveis de aplicação da lei e taxas de pobreza, havia mais registro de crimes em áreas em que havia mais poluição do ar.

Experimentos realizados nos Estados Unidos e na Índia também identificaram a conexão entre poluição, ansiedade e comportamento antiético. “Testamos a teoria de que o estresse e a ansiedade provocados pela poluição do ar sejam fatores que contribuem para as atividades criminosas. Nossos resultados sustentam a afirmação de que a poluição não só corrompe a saúde física, mas também pode contaminar a moral das pessoas”, esclareceu a coordenadora da pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *