quarta-feira, 29 maio

Alcoolismo na adolescência

Texto por: admin 29 novembro, 2016 Sem comentários

O alcoolismo é um problema que pode ocorrer em diferentes faixas etárias. Especialistas temem, contudo, que isso continue sendo um desafio para os adolescentes. Segundo a Dra. Elizete Prescinotti, secretária do Departamento de Pediatria e Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o alcoolismo na adolescência pode ser resultado de diversos tipos de influências externas.

Por sentirem-se instigados ao observar outras pessoas beberem – amigos mais velhos, familiares e conhecidos – os jovens começam a ingerir bebidas alcoólicas muito cedo. “Os adolescentes parecem ser particularmente sensíveis aos efeitos positivos do consumo alcoólico, sentindo-se mais desinibidos em reuniões sociais e acreditando, assim, que as experiências sociais são mais positivas, como se fosse algo benéfico. Tudo isso por falta de informação, que seria a principal forma de prevenir o alcoolismo”, esclarece Dra. Elizete.

Ela também alerta para o fato de que o cérebro, na adolescência, ainda está em desenvolvimento, por isso, a ingestão da bebida pode alterar e influenciar negativamente em sua evolução, além de poder causar outros danos.

Sendo assim, a prevenção ainda é a melhor forma de combater o alcoolismo. A ajuda profissional e familiar é muito importante para que o adolescente supere o vício e evite problemas maiores em sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *