quinta-feira, 29 outubro

Antes que seja tarde demais

Texto por: Equipe VS 13 outubro, 2020 Sem comentários

Já é legalmente possível a internação involuntária de dependentes químicos no Brasil. Isso não torna mais fácil vencer o vício porque são muito altas as chances de o dependente voltar a usar drogas depois da internação. Por isso, é de grande importância que os familiares e amigos desenvolvam a capacidade de perceber sinais de uma eventual dependência química antes que a internação compulsória seja a única alternativa.

Se você está percebendo dificuldades em relação a trabalho, saúde, finanças, relacionamentos, ou autoestima de um amigo ou familiar que usa algum tipo de droga, é hora de agir. Como o assunto é bastante delicado, é preciso que seja tratado com seriedade. O primeiro passo é compartilhar a preocupação com outras pessoas que lidam com o usuário no dia a dia. Se eles concordarem que há um problema, o passo seguinte é pesquisar mais sobre os efeitos da droga e decidir quem falará com o usuário.

De acordo com a comunidade de pesquisadores norte-americana DrugFree, “as pessoas estão mais bem equipadas para trabalhar na recuperação se seu problema com uso de substâncias for descoberto e confrontado desde o início”. Eles recomendam que a conversa com o usuário seja um diálogo sem julgamentos e críticas, e que os familiares tenham em mente que não há solução rápida para o problema.

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *