domingo, 14 abril

Apneia do sono e deficiência cognitiva

Texto por: admin 10 março, 2016 Sem comentários

Um estudo do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York, publicado em versão online no periódico Neurology, sugere que os distúrbios respiratórios do sono (apneia) podem estar associados ao aumento do risco de deficiência cognitiva, promovendo desde o declínio mental precoce até o mal de Alzheimer.

A apneia é um distúrbio de respiração caracterizado por interrupção da respiração e ronco durante o sono. Segundo a pesquisa, tratá-la com CPAP (aparelho para pressão positiva contínua das vias aéreas) pode adiar o aparecimento de distúrbios cognitivos.

Foram coletadas informações sobre a incidência de apneia do sono em um grupo de 2.470 pessoas, com idade média de 73 anos.
Surpreendentemente, as pessoas com distúrbios respiratórios do sono desenvolveram deficiência cognitiva em média dez anos mais cedo do que as pessoas que não tinham esses problemas.

Contudo, segundo os pesquisadores, não se trata de um resultado definitivo, apesar de ser um bom alerta sobre a importância de buscar ajuda com relação à apneia do sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *