domingo, 14 abril

Boa noite!

Texto por: admin 5 dezembro, 2018 Sem comentários

Dormir bem faz parte do estilo de vida saudável. Contudo, isso parece cada vez mais difícil, não somente pelo ritmo frenético em que vivemos, mas porque os eletrônicos, em especial, o celular, acabam nos desviando do foco. Não raro, as pessoas se pegam nas redes sociais em horários que haviam prometido já estar descansando.

O problema é que a privação de sono, noites maldormidas ou pouco dormidas podem desencadear uma série de problemas de saúde: depressão, transtornos mentais e fisiológicos.

De acordo com o pesquisador Malcolm von Schantz, da Universidade de Surrey, alguns passos podem e devem ser tomados em direção à saúde do sono. São eles:

  1. Limite sua exposição à luz durante a noite: celulares e computadores podem estar atrapalhando a sensação de sono.
  2. Seja consistente: mantenha um horário padrão para dormir até mesmo no fim de semana.
  3. Faça do seu quarto um lugar confortável para dormir: temperatura, organização e o distanciamento de objetos como telefone e computador podem ajudar.
  4. Aproveite o sol da manhã: nosso corpo funciona em sintonia com o nascer e o pôr do sol. Sendo assim, se possível, aproveite o sol da manhã para ajudar a manter em equilíbrio seu sistema biológico.
  5. Tenha uma rotina antes de ir dormir: os hábitos que você mantém antes de dormir, como ler um livro, tomar banho, etc., podem ser sinalizadores para o seu corpo, enviando a mensagem de que está na hora de ir para a cama.
  6. Evite as bebidas com cafeína: alguns chás, refrigerantes, cafés e toda bebida que contenha cafeína atrapalha o sono, pois ficam no organismo por até nove horas após ingerido. Não vale a pena arriscar.

Curiosidade: E o álcool? Segundo o pesquisador, por mais que o álcool ajude a pegar no sono, ele impede que o sono seja de qualidade. Por isso, bebida alcoólica também está proibida para quem deseja ter uma boa noite de sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *