domingo, 21 abril

Caia na real!

Texto por: admin 29 dezembro, 2016 Sem comentários

Ter os pés no chão é o primeiro passo para aprender a lidar com a realidade e ser mais feliz

A dificuldade em lidar com a vida real parece algo cada vez mais comum. Não é, portanto, de se espantar o sucesso dos ambientes virtuais e a busca pelo estrelato. Fora isso, é como se existisse uma forte tendência em recusar a realidade, acentuada sob três aspectos: o apego ao passado (algo que não faz mais parte da realidade atual); a insatisfação com a vida (comparando-a sempre com a dos outros) e a mudança brusca de direção (iniciativa ousada de quem não se sente bem com a própria vida). Diante disso, a felicidade vai sendo adiada, pois ela nunca se encaixa no tempo presente.

Apego ao passado

Muita gente, insatisfeita com a realidade, gasta mais energia se lembrando do passado e atribuindo a ele o momento mais feliz de sua vida, do que vivendo o agora. Por outro lado, há também pessoas infelizes no presente porque fizeram escolhas equivocadas no passado. Nesse caso, ficam imaginando como seria refazer ou corrigir a trajetória já vivida. Mas tanto no primeiro, como no segundo exemplo, voltar no tempo é pura ficção. E, se é ficção, não pode ser realidade. O que dá pra fazer é aprender com o passado, sendo ele bom ou ruim, e seguir em frente, usando a experiência para ser mais feliz hoje. Deixar o passado para trás – eis a primeira lição da vida real.

A grama do vizinho é sempre mais verde

Assim como voltar no tempo é ficção, esse ditado também é bastante fantasioso. A realidade nos convida a ser feliz com o que somos e com o que temos. Não se trata de comodismo, mas, para desfrutar da realização pessoal, é preciso saber extrair o melhor que a vida oferece com os elementos que temos neste momento. Ou fazemos isso, ou, no lugar da gratidão, surgirá a comparação. Perderemos tempo comparando nossa vida com a dos outros, fortalecendo a suposta conclusão de que “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Tolerar a rotina, pagar o preço pelas conquistas e amadurecer na compreensão de que não existe situação perfeita é aceitar a vida, assim, como ela é – e essa é a segunda lição da vida real.

Girar 360º

Mas, se definitivamente, a vida não é bem aquilo que você sonhou, não resta alternativa: tenha coragem para mudar de direção. Não dá para passar a vida desejando o que não tem e desvalorizando o que possui.

Enio Ohmaye (56 anos) é um empreendedor famoso que largou um bom emprego na Apple, uma das maiores multinacionais em computação e eletrônicos do mundo, para redescobrir o prazer de viver. Aos 44 anos, percebeu que ter títulos acadêmicos, uma grande casa, um bom salário e carros na garagem não eram o suficiente. “Depois de minhas andanças, parei para pensar no que aprendi e concluí que estava vivendo como meu pai, querendo o que eu não tinha e não querendo o que tinha”, declarou em entrevista ano passado, ao vir ao Brasil.

Foi então que decidiu mudar tudo. “Fiquei dois anos sem fazer nada, li 78 livros, viajei, estudei muito, fiz workshops e meditei”, contou. Após o período de reflexão, Enio retornou ao mercado, ingressando na área educacional. Ele se tornou co-fundador da Englishtown (sistema de aprendizado online de idiomas e intercâmbio EF), e agora considera-se totalmente realizado. Coragem para recomeçar – eis a terceira lição da vida real.

Muito tempo atrás, talvez pensando sobre a própria “sorte” e de seu povo, o salmista orou: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” – Salmo 90:12. Na maioria das vezes, sabedoria é o que nos falta para viver com alegria a realidade que construímos ou que nos foi imposta. Você também pode repetir essa pequena oração com fé. Peça sabedoria a Deus! Certamente o Governador do Universo é capaz de ajudar você a administrar a realidade de sua vida. Ter os pés no chão é conseguir ser feliz agora e isso tem tudo a ver com Vida e Saúde!

Ágatha Lemos é editora associada de Vida e Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *