domingo, 18 abril

Câncer de mama e o leite

Texto por: Julie Grüdtner 9 fevereiro, 2021 Sem comentários

Tomar leite pode aumentar em até 80% o risco de câncer de mama nas mulheres, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Loma Linda University Health. A ingestão alimentar de quase 53.000 mulheres norte-americanas foi avaliada para o estudo, todas inicialmente sem câncer e acompanhadas por quase oito anos. 

Ao final do período de estudo, havia 1.057 novos casos de câncer de mama. Quando colocado na mesa os resultados de consumo de leite, a maior ingestão de calorias lácteas e leite lácteo foram associados a maior risco de câncer de mama. 

O autor do artigo, Gary Fraser, PhD, disse que “consumir apenas 1/4 a 1/3 xícara de leite por dia foi associado a um risco aumentado de câncer de mama em 30%”, disse Fraser. “Bebendo até uma xícara por dia, o risco associado subia para 50%, e para aqueles que bebiam de duas a três xícaras por dia, o risco aumentava ainda mais para 70% a 80%”. 

Fraser observou que os resultados tiveram variação mínima ao comparar a ingestão de leites gordurosos com leites reduzidos ou desnatados e que não houve associações importantes observadas com queijo e iogurte.

Os resultados apontam para a possibilidade de que leites alternativos sejam a escolha ideal.

*O estudo é parte do Adventist Health Study-2, um estudo de saúde de longo prazo que explora as ligações entre estilo de vida, dieta e doenças entre os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O Estudo Adventista de Saúde é financiado em parte pela generosidade do Ardmore Institute of Health.

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *