domingo, 18 abril

Cérebro desidratado

Texto por: Julie Grüdtner 10 fevereiro, 2021 Sem comentários

60% do corpo humano adulto é composto de água. Isso significa que beber pouca água equivale a um cérebro menos desidratado, além do resto do corpo. E um cérebro desidratado equivale a um menor desempenho cognitivo. Todas as células do corpo, incluindo nossas células cerebrais, dependem da água para realizar funções essenciais. Portanto, se os níveis de água estiverem muito baixos, nossas células cerebrais não poderão funcionar adequadamente, levando a problemas cognitivos.

A água faz com que o cérebro não canse tanto ao realizar tarefas cognitivamente envolventes e quando o cérebro está cansado, nem adianta forçar para que ele funcione com qualidade. O resultado é fadiga e mudanças no humor, e em pessoas com menos reserva cognitiva, como idosos, a desidratação cerebral pode levar a um declínio no desempenho cognitivo. 

Mulheres de todas as idades são mais sensíveis aos efeitos da desidratação, mas as mulheres idosas são especialmente vulneráveis. Um estudo que examinou o estado de hidratação de 2.506 adultos com mais de 60 anos descobriu que mulheres com níveis inadequados de hidratação apresentaram pior desempenho em tarefas cognitivas relacionadas à atenção e velocidade de processamento. O desempenho dos homens desidratados também diminuiu, mas em menor grau. Hidrate-se, pelo bem do seu cérebro,

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *