quarta-feira, 29 maio

Dieta e rejuvenescimento

Texto por: admin 9 outubro, 2017 Sem comentários

O tempo todo ouvimos dizer que o controle de calorias é importante para a saúde. Colesterol, sobrepeso e outros problemas poderiam ser minimizados com uma dieta mais equilibrada quanto à gordura, além de um estilo de vida que priorize hábitos saudáveis como atividade física regular, boas noites de sono, etc.

A Universidade de São Paulo (USP), em nova pesquisa, verificou mais uma vantagem em se reduzir a gordura da dieta. Em camundongos, por exemplo, o controle de calorias aumentou a longevidade dos animais, porém, reduziu as reservas de gordura (tecido adiposo) que mantêm o corpo aquecido.

Diante disso, o tecido cutâneo dos roedores estimulou o crescimento de pelos e aumentou o fluxo sanguíneo para aquecer a pele. Ou seja, a dieta menos calórica aplicada aos camundongos reduziu sua reserva de gordura, algo necessário para manter o corpo aquecido. Para resolver o problema, o corpo passou a produzir mais pelo.

Os animais também tiveram adaptações metabólicas para se manterem vivos, apesar das restrições alimentares. Os resultados do estudo foram publicados em setembro na revista Cell Reports, abrindo expectativas para o fato de que o consumo de menos gordura possa aumentar os cabelos e rejuvenescer a pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *