terça-feira, 21 maio

Mau humor e confiança

Texto por: Agatha Lemos 18 abril, 2019 Sem comentários

Pesquisadores das Universidades de Zurique (Suíça) e Amsterdã (Holanda) estudaram a ligação entre o mau humor e a construção da confiança nos relacionamentos.

Não é novidade que o pensamento negativo e o mau humor podem atrapalhar as relações interpessoais. Contudo, na pesquisa, os estudiosos avaliaram se a origem das emoções negativas precisa estar relacionada à pessoa do momento da interação ou se ela vindo de qualquer motivação pode causar desconforto.

O resultado demonstrou que seja qual for a origem do mau humor ela influenciará no grau de confiança que será colocado sobre os outros, estando eles no acontecimento que desencadeou o estresse ou não.

“Trocando em miúdos”, se uma pessoa passa por um engarrafamento no trânsito e isso a deixa mau humorada, ela, sem perceber, transferirá esta carga emocional negativa a pessoas que não têm nada a ver com o evento ocorrido.

É por isso que precisamos cuidar das nossas emoções, sentimentos e pensamentos, pois “as emoções negativas, mesmo que sejam incidentais, podem distorcer a forma como tomamos decisões sociais importantes”, disse o pesquisador suíço Jan Engelmann.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *