quinta-feira, 30 junho

OMS contra gordura trans

Texto por: admin 6 dezembro, 2018 Sem comentários

A Organização Mundial da Saúde anunciou a criação de um projeto chamado REPLACE, que significa “substituir” em inglês. A ideia é acabar, em nível global, com a gordura trans dos alimentos industrializados.

O objetivo do projeto é ajudar as autoridades de saúde dos países a traçar estratégias capazes de tornar o programa efetivo e eficaz. De acordo com Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da organização, serão necessárias seis ações a fim de que se elimine dos alimentos a gordura trans, favorecendo, assim, a luta global contra as doenças cardiovasculares:

  1. Revisar fontes alimentares com gordura trans produzidos industrialmente e o panorama para as mudanças políticas necessárias.
  2. Promover a substituição de gorduras trans produzidas industrialmente por gorduras e óleos mais saudáveis.
  3. Legislar ou promulgar ações regulatórias para eliminar gorduras trans produzidas industrialmente.
  4. Avaliar e monitorar o teor de gorduras trans no suprimento de alimentos e mudanças no consumo de gordura trans entre a população.
  5. Conscientizar sobre o impacto negativo na saúde das gorduras trans entre formuladores de políticas, produtores, fornecedores e o público.
  6. Estimular a conformidade de políticas e regulamentos.

É bom lembrar que as gorduras trans são as gorduras vegetais hidrogenadas presentes em margarinas, salgadinhos, alimentos assados e frituras, que deixam alguns alimentos industrializados crocantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *