terça-feira, 21 maio

Overdose de cafeína?

Texto por: admin 23 abril, 2016 Sem comentários

Apesar de não ser algo assim tão comum, vêm ocorrendo relatos de mortes em alguns países pelo excesso de ingestão de cafeína. Quando ingerida em quantidades exageradas, a cafeína pode causar danos graves à saúde ou até mesmo ser fatal.

Não faz muito tempo, o Japão registrou sua primeira morte por overdose de cafeína. A vítima era um homem de 20 anos que trabalhava em um posto de gasolina no turno da madrugada e faleceu porque ingeria grandes quantidades de bebidas ricas em cafeína para se manter acordado.

As autoridades internacionais de saúde advertem que 50 miligramas de cafeína por ml de sangue já são suficientes para provocar morte.

Muitos produtos contêm cafeína, como refrigerantes, café, chá, energéticos, chocolate, achocolatados e até medicamentos. Mas há um produto em particular que merece atenção especial: a cafeína pura em pó, que é vendida como suplemento para atletas. Pessoas que ficam intoxicadas por essa substância podem ter os seguintes sintomas: vômito, diarreia, letargia – diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *