quarta-feira, 29 maio

Pessoa “sabe-tudo”

Texto por: admin 3 dezembro, 2018 Sem comentários

Você já deve ter conhecido alguém que sempre tem resposta e opinião para tudo. Mais que isso, são pessoas do tipo que defendem seu posicionamento mesmo quando estão erradas.

Dois pesquisadores da Universidade de Michigan decidiram estudar as pessoas que acreditam saber tudo e chegaram a algumas conclusões: “Enquanto os participantes mais humildes [quanto aos próprios conhecimentos] algumas vezes até subestimavam seus conhecimentos, os que se acreditavam superiores tendiam a pensar que sabiam muito mais do que realmente sabiam”, declararam Michael Hall e Kaitlin Raimi em seu artigo publicado no Journal of Experimental Social Psychology.

Mesmo quando confrontadas pela resposta exata, as pessoas “sabe-tudo” continuaram afirmando estar certas. Além disso, em muitos tópicos, elas demonstraram quase desconhecerem os assuntos sobre os quais julgavam ter domínio. Isso se dava porque a superioridade de crença leva a pessoa a superestimar o próprio suposto conhecimento. Outra característica de quem “sabe tudo” é procurar novas informações que confirmam suas crenças, ou seja, informações tendenciosas.

Para os pesquisadores, esse tipo de comportamento tem que ver com o fato de o ser humano, em geral, evitar o contraditório e ter dificuldade de lidar com pontos de vista diferentes. “Ter suas crenças validadas é bom, enquanto ter crenças contestadas cria desconforto, o que geralmente aumenta quando suas crenças são fortemente mantidas e são importantes para você”, concluiu Raimi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *