quarta-feira, 19 junho

Qualidade do sêmen

Texto por: admin 5 dezembro, 2018 Sem comentários

A qualidade do sêmen tem caído. Apesar de ser muito comum atribuir às mulheres a dificuldade de engravidar, os estudos vêm mostrando que hábitos de vida entre outras coisas têm afetado a qualidade do sêmen em homens de todo o mundo.

No Brasil, algumas pesquisas nesse sentido têm ajudado a compreender o caminho da reprodução. De acordo com a BBC Brasil, em sua pesquisa de mestrado na Universidade Estadual de Campinas, a bióloga Anne Ropelle dividiu os exames em cinco períodos de tempo e analisou os principais parâmetros que medem a qualidade do sêmen: quantidade de espermatozoides na amostra, capacidade de movimentação para o encontro com o óvulo e a fertilização, e a forma. “Notamos uma queda significativa em todos eles”, ela afirma.

Outras pesquisas no mundo, mais antigas e mais numerosas, também têm observado a mesma situação.

Luiz Francisco Baccaro, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e orientador de Anne, diz que algumas das suspeitas do problema podem estar ligadas a desreguladores endócrinos – substâncias químicas encontradas em pesticidas, solventes e recipientes de plástico; tabagismo; álcool; obesidade e até o uso de celulares, devido às ondas eletromagnéticas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *