quinta-feira, 29 outubro

Saúde física x saúde financeira?

Texto por: Equipe VS 30 setembro, 2020 Sem comentários

Problemas financeiros tiram o sono de qualquer um e não é novidade que eles colocam a nossa saúde em risco. Uma pesquisa publicada recentemente na revista científica World Development constatou que trabalhadores de países pobres apresentam maior risco cardíaco enquanto trabalhadores de países ricos têm menos risco cardíaco com o aumento da renda.

O estudo, realizado por universidades brasileiras, determinou a correlação de renda e pressão arterial a partir de análise de séries temporais para a pressão arterial sistólica média (PAS) da população masculina e o Produto Interno Bruto per Capita Nominal (PIBPC) para 136 países no período de 30 anos. De acordo com os autores do estudo, a melhoria na saúde tem a ver com mudança de dietas e hábitos, além de melhor acesso aos serviços de saúde e educação. Porém, esses fatores podem não compensar o aumento da pressão sanguínea a não ser que os países atinjam uma certa renda.

Também foi observado que os resultados na saúde cardíaca não são imediatos, por isso os cientistas alertam para que medidas na saúde sejam tomadas a fim de prever resultados indesejados. Independentemente da sua saúde financeira, torne seu bem-estar físico uma prioridade.

Texto: Julie Grüdtner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *