quarta-feira, 29 maio

Teste de HIV em pendrive

Texto por: admin 24 novembro, 2016 Sem comentários

Cientistas do Reino Unido, em parceria com empresa americana, acabam de desenvolver mais um dispositivo capaz de ajudar a monitorar casos de HIV. Com uma gota de sangue apenas sobre o pendrive, é possível saber qual o nível do vírus do portador de HIV, quase da mesma maneira como pessoas diabéticas acompanham o nível de açúcar no sangue.

Com um chip de celular, o exame analisa a gota de sangue que atua sobre o HIV, desencadeando uma mudança de acidez, a qual o chip transforma em sinal elétrico. Este é enviado ao pendrive, que mostra o resultado em um computador ou aparelho portátil.

A ideia é usar a tecnologia para facilitar “a observação da carga viral, crucial para o sucesso do tratamento de HIV. No momento, os exames muitas vezes exigem um equipamento caro e complexo que pode demorar alguns dias para produzir um resultado”, explica Graham Cooke, que co-liderou a pesquisa do departamento de medicina do Imperial College.

Apesar de inicial, a proposta vem se mostrando eficaz. De acordo com o periódico científico “Scientific Reports”, os resultados revelaram que o teste com o pendrive teve 95 por cento de eficiência com mais de 991 amostras de sangue, e que o tempo médio de leitura foi de 20,8 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *