quinta-feira, 26 novembro

Teste do zika vírus em apenas 20 minutos

Texto por: Agatha Lemos 24 abril, 2019 Sem comentários

Até o final do ano será possível saber em apenas 20 minutos se uma pessoa está infectada com o zika vírus. A empreitada é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Pernambuco. O método que está sendo desenvolvido, além de simples, é 40 vezes mais econômico do que o que se tem atualmente.

Quem sai ganhando com esta conquista é a saúde pública de modo geral, mas especialmente os pequenos e distantes municípios que contam com pouca estrutura. “Tendo em vista que a técnica atual (PCR) é extremamente cara e o Brasil tem poucos laboratórios de referência que podem realizar o diagnóstico de zika (até um tempo atrás eram apenas cinco), uma cidade pequena, no interior do estado, acaba prejudicada. A amostra precisa sair do interior, ir para a capital, para ser processada, enfim, se pensarmos nesses municípios, o resultado pode demorar 15 dias,” destacou Jefferson Ribeiro, um dos pesquisadores e criadores do novo exame.

O teste é mais preciso e mais prático, pois dispensa técnica, equipamento ou especialista muito sofisticado. Ele poderá ser feito pelos profissionais dos postos de saúde locais. Após aquecer em banho-maria uma amostra de urina e saliva misturada ao reagente serão necessários somente vinte minutos para saber se a pessoa foi ou não infectada pelo zika vírus.

Parabéns aos pesquisadores da Fiocruz por tão grande avanço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *